Agência Aleac Andressa Oliveira Fotos: Sérgio Vale
Na manhã desta quinta-feira (05), o plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi palco de uma solenidade que reuniu autoridades e líderes do cooperativismo, para celebrar os 50 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/Ac) e os 25 anos do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescop). O evento é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Pedro Longo (PDT), que destacou o papel fundamental dessas instituições na promoção e defesa do cooperativismo no Estado.
Logo após a abertura da solenidade, foi instalada a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (FRENCOOP), que terá o deputado Pedro Longo como presidente e o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) como vice-presidente. A iniciativa reflete o compromisso do legislativo acreano em apoiar e fortalecer o setor cooperativista, reconhecendo seu impacto positivo na economia e na vida das comunidades locais.
Pedro Longo discursou falando da honra por ser o responsável em dar início à instalação da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo no Acre, composta por 17 deputados que atuarão no apoio e fortalecimento do movimento cooperativista. Frisou também que o Estado possui atualmente 60 cooperativas já estabelecidas e outras em processo de formação. Essas instituições, com cerca de 40 mil cooperados, desempenham um papel fundamental na economia, gerando aproximadamente oito mil empregos diretos e inúmeros outros indiretos.
“Sou um fervoroso defensor do cooperativismo, pois acredito que esta é a forma mais fraterna e eficaz de empreender, promovendo a inclusão e a prosperidade de nossa comunidade. Os cooperados são verdadeiros exemplos de trabalho em equipe e solidariedade, demonstrando que juntos somos mais fortes. Estamos avançando consideravelmente no fomento ao cooperativismo aqui no Acre, e é nosso dever continuar apoiando e incentivando essas iniciativas que fazem a diferença na vida de tantos cidadãos. Quero agradecer à OCB/AC e ao Sescop pelo seu trabalho incansável em prol do movimento e expressar minha gratidão também a todos os cooperados que contribuem para o desenvolvimento sustentável. Vamos continuar trabalhando juntos para construir um futuro mais próspero e solidário para todos os acreanos”, assegurou.
O primeiro-secretário da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), disse: “A Aleac tem abraçado as cooperativas e essa Frente firmada agora mostra nosso total comprometimento com elas. Cada deputado tem a chance de contribuir também destinando emendas e eu tenho certeza que faremos isso. Comecei a me encantar com o cooperativismo através do ex-deputado Jonas Lima, e fico feliz pelo trabalho que é prestado em nosso Estado. Me coloco à disposição para somar nessa causa”, assegurou.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, agradeceu aos parlamentares pela solenidade de reconhecimento. “Em nome do presidente da Casa, agradeço a cada um dos parlamentares por essa sessão proposta pelo deputado Pedro Longo. Muito obrigado por reconhecerem a importância do cooperativismo acreano, e parabéns pela instalação da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo. O Legislativo é a casa de representação do povo, portanto, onde o cooperativismo precisa se manifestar e se fazer ver e ouvir. Agora teremos um canal de comunicação com os Poderes constituídos, graças à instalação dessa Frente”.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre, Valdemiro Rocha, pontuou, “quero expressar minha profunda gratidão e reconhecimento a todos os membros, parceiros e apoiadores que tornam possível o fortalecimento do cooperativismo em nossa região. Ao longo dos anos, temos testemunhado o impacto positivo das cooperativas na vida das pessoas, na economia e no desenvolvimento social do Acre. Continuaremos trabalhando com dedicação e empenho para promover os princípios cooperativistas, buscando um futuro ainda mais promissor e solidário para nossa comunidade”.
Dentre os presentes na solenidade, também esteve o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, que ressaltou a importância das cooperativas na promoção do desenvolvimento sustentável de sua cidade. O senador Sérgio Petecão (PSD) também marcou presença, enfatizando a relevância do cooperativismo como um pilar essencial da economia acreana.
A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Perpétua Almeida, trouxe uma perspectiva nacional para a celebração, destacando como as cooperativas desempenham um papel vital no crescimento econômico do país.
A vice-governadora, Mailza Gomes e a vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão participaram da mesa de honra na solenidade, que contou ainda, com a presença virtual do senador Alan Rick e do deputado federal Arnaldo Jardim (PSDB). Os deputados Edvaldo Magalhães e Eduardo Ribeiro, também prestaram suas respectivas homenagens às cooperativas.
A solenidade foi um reconhecimento público da contribuição fundamental da OCB/Ac e do Sescop para o desenvolvimento do cooperativismo no Acre. Também marcou o compromisso dos deputados estaduais em promover políticas que fomentem o crescimento e a sustentabilidade das cooperativas em todo o Estado.