Concurso Cultural 2023 do Instituto Sicoob, em parceria com Sicoob Credisul, premia a aluna Paula Flor, da Escola Madre Adelgundes

O Instituto Sicoob, instituição privada de utilidade pública e sem fins lucrativos, realizou o Concurso Cultural 2023 com o tema “Escola que coopera faz um futuro melhor”. No Sicoob Credisul, que abrange as regiões de Rondônia, Mato Grosso e Acre, foram alcançados mais de 2.800 alunos de 25 escolas participantes.

O Concurso Cultural mostra a intenção do Instituto Sicoob de fomentar o cooperativismo em escolas do Ensino Fundamental, por meio da proposição de tema que promova, entre alunos, a construção de conhecimentos geradores de práticas mais cooperativas, aprendidas e vivenciadas com base em valores e princípios cooperativistas.

A iniciativa é norteada pelo quinto princípio do cooperativismo, cujos pilares são a educação, a formação e a informação, tanto de cooperados como da sociedade em geral e tem o objetivo de disseminar conhecimento, apoiado em ações indutoras do setor cooperativista que podem ser incluídas no cotidiano da sala de aula.

Participaram do concurso que tem duração de sete meses, estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público, privado e de cooperativas educacionais. Alunos mais novos expressam seus aprendizados por meio de desenhos e os mais velhos produzem crônicas, poemas e tiras em quadrinhos.

Nesta terça-feira (16) o gerente da agência de Cruzeiro do Sul, da Sicoob Cred Sul, Patrik Bruno Paixão, participou na Escola Estadual Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker da entrega da premiação da aluna Paula Flor, vencedora da etapa local do concurso, na categoria Poema, que vai concorrer na etapa regional.

Gerente da Sicoob Credisul, Patrik Paixão com a aluna Paula Flor

A professora Rosa Lebre, diretora da Escola Estadual Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker, destacou a importância dos alunos participarem de concursos externos, além de avaliações e olimpíadas em todas as áreas. Eles tem se destacado e desde o ano passado a escola participa do Concurso Cultural do Sicoob.

“Graças à Deus os alunos da nossa escola estão sempre se destacando. Parabenizo o Sicoob da nossa cidade, que é uma empresa preocupada em levar para a comunidade escolar coisas novas e motivação para que cada vez mais possa ser melhorado o nosso ensino”, disse a diretora ao destacar que a aluno Paula Flor foi vencedora na categoria Poema.

“Parabenizo a nossa aluna Paula Flor, que foi a vencedora na etapa local, na categoria Poema e agora vai concorrer com vários estados. Sabemos que ela tem condição de ser vencedora porque é uma aluna que presta atenção as aulas. O Poema dela foi o escolhido e em breve queremos dar uma notícia de que ela foi a vencedora da fase regional”, enfatizou.

As premiações do concurso do Instituto Sicoob ocorrerão em três etapas:
– Premiação local: 12 alunos (três de cada categoria) receberão um kit;
– Premiação regional: quatro alunos (um de cada categoria) receberão um tablet e quatro professores ganharão pontos Coopera;
– Premiação nacional: quatro alunos (um de cada categoria) levarão pra casa um notebook, quatro professores também ganharão pontos Coopera e as quatro instituições de ensino ganharão dois equipamentos novos: data show e caixa de som.

O Instituto Sicoob

Fundado em 2004, o Instituto Sicoob é uma instituição privada de utilidade pública e sem fins lucrativos cujo objetivo é difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. Como agência de investimento social estratégico do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil — Sicoob, atua no território nacional por meio de ações conjuntas e integradas com as cooperativas e na formação de voluntários para promover o desenvolvimento local.