Por iG Último Segundo – EdiCase
Especialista ensina atitudes que ajudam a fortalecer a confiança dos estudantes para o dia da prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais aguardadas entre os jovens que desejam ingressar em uma universidade. Não é à toa que, somente em 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 3,9 milhões de candidatos se inscreveram para o exame.
No entanto, a avaliação não depende somente da parte acadêmica, o que muitos estudantes tendem a priorizar, consiste também em saber gerenciar as próprias emoções diante dos desafios que o teste pode despertar. Afinal, o resultado da prova tem grande importância no futuro profissional dos jovens.
“Além da grade curricular convencional, é importante formar pessoas capazes de gerir sua própria vida, carreira, investimentos e emoções”, afirma José Teiga, CEO da Rede Ápice, companhia de escolas em São Paulo, que completa: “para isso, é importante ensinar os alunos a conhecerem as próprias emoções. O aluno se conhecendo, ficará mais fácil conhecer os outros.”
Considerando isso, o especialista ensina 5 dicas para os pais e tutores ajudarem os jovens a se prepararem emocionalmente para o exame. Confira!
1. Encoraje-os a metas realistas
É importante lembrar que o Enem é uma avaliação, não o único caminho para o sucesso. Encoraje os jovens a definirem metas realistas e a reconhecerem que o desempenho em um único teste não define seu valor ou potencial.