Cemitério São João Batista foi implantado na fundação da cidade e está quase superlotado

O Cemitério São João Batista, primeiro da cidade, está com sua lotação quase esgotada e atualmente são sepultados apenas pessoas cujas família tem jazigos e túmulos com gavetas. A maioria dos novos sepultamentos estão sendo realizados no cemitério Jardim da Paz, que fica localizado na antiga estrada do Aeroporto Internacional.
Jazigos antigos da época da fundação da cidade são encontrados na entrada do cemitério São João Batista

Logo na entrada do cemitério São João Batista são encontrados túmulos de pessoas que aqui moraram na época da fundação de Cruzeiro do Sul. Uma ligeira pesquisa mostra túmulos e jazigos que datam de 1913, 1914, 1916, entre os mais antigos, que ainda resistem, inclusive alguns construídos em estilo clássico.

1913 – João Correia de Lima Júnior

Neste feriado de Finados as visitas aos parentes sepultados no cemitério  iniciaram cedinho da manhã com uma movimentação de pessoas avaliado pelos vendedores como pequeno. “Grande parte das pessoas preferem a parte da tarde e esperamos que as vendas melhores”, destaca um vendedor de velas.

A tradicional barraca do Bocão oferece há vários anos,  além das velas, flores e jarros de flores para ornamentação. Além dos vendedores de velas e fósforos, picolezeiros, pipoqueiros e de lanches aproveitam a oportunidade para garantir uma renda extra. “Tá devagar mais na parte da tarde vem melhorar”, disse um dos vendedores.

Desde o início da gestão do prefeito Zequinha Lima os cemitérios de Cruzeiro do Sul passaram a ter um cronograma de limpeza permanente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que tem garantido as áreas dos cemitérios sempre limpas e com condição de receber a população que visita seus entes queridos.

O secretário Igoor Neves destaca que além dos cemitérios da cidade os da vila também receberam um serviço de limpeza e lavagem de túmulos, inclusive no cemitério localizado no bairro do Telégrafo, num total de treze cemitérios.

“Já faz parte do programa de limpeza, melhoria e revitalização para dar vida ao local que precisa deste tipo de cuidado. 65 servidores realizaram os serviços de capinação, roçagem e limpeza predial, haja visto que no Cemitério Jardim da Paz, tem capela, sala funerária, banheiros, e parte administrativa”, disse o secretário.

“Além da limpeza de túmulos fizemos a caiação antecipada porque não são todos que vão visitar somente no dia 2 de novembro. Estamos há dez dias fazendo essas melhorias. Para quem for visitar os cemitérios no período do meio-dia ao entardecer, temos toda uma estrutura, incluindo iluminação. São cerca de dez mil pessoas que são esperadas para esta data”, concluiu o secretário.

1914 – Laura Passos Craveiro Costa
Pipoqueiros, picolezeiros e vendedores de velas e lanche garantem uma renda extra no Dia de Finados