Marinha usa lanchas blindadas e navio com metralhadoras em operação no Rio; veja fotos

Estruturas possuem canhão, metralhadoras e outros equipamentos utilizados no combate ao crime organizado

Uma frota de 120 embarcações e um avançado sistema de monitoramento de todo o litoral brasileiro. A Marinha tem usado dois tipos de embarcações para patrulhar as águas ao redor dos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí, no âmbito da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada em 1.º de novembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O navio-patrulha oceânico Apa e quatro lanchas blindadas fazem parte da frota de 120 embarcações usadas para monitorar o movimento e abordar embarcações suspeitas que estejam navegando pela área abrangida pela GLO – os três portos e suas imediações, incluindo as áreas onde os navios ficam fundeados. Equipes da Polícia Federal e da Receita Federal também fiscalizam o movimento de navegação e trocam informações com a Marinha no combate a quadrilhas e ao crime organizado.

O navio Apa, que integra a Marinha brasileira desde novembro de 2012, tem canhão, metralhadoras e diversos equipamentos que permitem monitoramento detalhado das águas e das embarcações que navegam por elas. Ele já deu apoio a diversas operações da Marinha e deve permanecer na área que está sob GLO até maio de 2024, quando esta operação deve ser encerrada.