Da Redação: Fotos:Elson Costa/Assessoria 1ª Ciretran
A direção do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul realiza nesta semana extensa programação que teve início na segunda-feira (20), no Espaço Assem Cameli, que foi prestigiada pelo prefeito Zequinha Lima, representantes do governo do Estado, Francisco Gomes e Raquel Batista, Bispo da Diocese, D. Flávio Geovenale, doador há mais de 30 anos, além de doadores de sangue que destacaram a importância do gesto solidário. A programação é comemorativa ao Dia Nacional do Doador de Sangue.
Na programação desta terça-feira (21) os doadores foram recepcionados com lanche, serviços de cabeleireira e manicure, consulta oftalmológica, roda de conversa com a equipe da 1ª Circunscrição de Trânsito (1ª Ciretran) de Cruzeiro do Sul que destacaram a campanha “No Trânsito Escolha a Vida” e ressaltaram a importância da comunidade e condutores terem mais cuidados e prudência no trânsito que já registra 72 mortes vítimas de acidente.
Ainda nesta terça-feira militares da Aeronáutica, Bombeiros, agentes do Instituto Sócio Educativo (ISE) e também de trânsito e outros doadores participaram da campanha de doação voluntária de sangue do Hemonúcleo que oferece uma moderna estrutura com profissionais de várias especialidades para atender os doadores e garantir um estoque razoável de sangue que sempre precisa de mais doadores.
A coordenadora de Educação no Trânsito da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul, Antônia Grabriela, destacou a parceria do Detran com o Hemonúcleo. “Desenvolvemos campanhas educativas em conjunto porque as pessoas que se envolvem em acidentes graves precisam recorrer a doação de sangue e a parceria da Ciretran e da Secretaria Municipal de Trânsito com o Hemonúcleo é para diminuir o número de acidentes e com isso a procura por sangue”, disse a coordenadora.
A palestra da 1ª Ciretran abordou a pauta da Direção Defensiva com o objetivo de conscientização de condutores e pedestres. “A imprudência é a maior causa dos acidentes que precisam ser reduzidos. Em 2023 já contabilizamos um número expressivo de 72 vítimas fatais no trânsito no estado e o trabalho de educação no trânsito permanente é realizado pela 1ª Ciretran em escolas e outras entidades”, disse o orientador de trânsito, Carlenilson.
O Assistente Social do Hemonúcleo, Jean Carlos Martins, destacou a vasta programação comemorativa a Semana do Doador ao lembrar da abertura nesta segunda-feira e enfatizar que na continuidade da programação haverá atendimento especial aos doadores com psicólogo, oftalmologista, nutricionista, limpeza de pele, cabeleireiro, maquiagem e manicure, além de lanche e sorteios num momento de agradecimento.
“Sempre é preciso mais doadores, nosso estoque sempre está baixo e necessita de mais doadores. Precisamos cada vez mais conscientização da comunidade da necessidade de ser um doador de sangue. No Brasil menos de 2% da população é doadora e Cruzeiro do Sul que tem quase 100 mil habitantes pode ter muito mais doadores para que a demanda de sangue de cirurgias e acidentes possa ser suprida”, ressalta Jean Carlos.
O assistente social enfatiza ainda que o Hemonúcleo tem uma boa estrutura para atender os doadores que inicia na avaliação com a bateria de exames. “O doador não precisa estar em jejum, recomendo até que venha bem alimentado, com uma boa noite de sono e temos um café da manhã muito bom e atendimento todo especial para os nossos heróis que são os doadores de sangue cujas doações atendem todos os municípios da região”, disse.
Luciana Moura, do setor de Captação de Doadores do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, agradeceu aos parceiros, governo do Estado, prefeito Zequinha Lima, 61º BIS, empresários que colaboraram e principalmente os doadores de sangue que são dignas de honra e merece a festa preparada na Semana do Doador. “D. Flávio é um exemplo, ele doa há mais de 30 anos, mas temos também pessoas que vem ate dos ramais e agradecemos a todos”, disse.
Veja entrevista de Luciana Moura, do Setor de Captação de Doadores: