Campanha Outubro Rosa da Missão Família atende mães de alunos com exames preventivos de câncer

Campanha Outubro Rosa da Missão Família teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde

A direção do Centro Social Missão Família Irmã Demétria, de Cruzeiro do Sul, realizou, na tarde desta terça-feira (31), sua campanha Outubro Rosa, preventiva ao câncer de mama, num evento que teve a participação de mais de 50 mulheres, mães dos alunos, num trabalho preventivo para evitar que mulheres sejam infectadas pela doença.

No evento do Outubro Rosa as mães das crianças, jovens e adolescentes atendidos pela entidade participaram de uma palestra, sorteios de brindes, lanche, além dos exames preventivos realizados pela equipe da Unidade Básica de Saúde Nestor Soares, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

A coordenadora Vanda Yarzon destacou a importância da campanha ao agradecer a parceria da Prefeitura de Sul que cedeu os profissionais para a realização dos exames preventivos, além de testes rápidos para as mães das crianças e adolescentes. O Centro Missão Família atende cerca de 500 pessoas, com oficinas de violão, informática, teclado e sanfona, além de um núcleo pedagógico.

“Temos a parceria e apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Governo do Estado, políticos e empresários. A Missão Família não tem fins lucrativos e toda ajuda recebida é bem vinda para conseguirmos atender nosso público de 500 pessoas e ficamos muito satisfeitos quando sentimos que contribuímos para que as crianças tenham uma consciência cidadã e um futuro promissor”, disse Vanda.

Uma equipe da Unidade de Saúde Nestor Soares, do bairro da Cohab, coordenada pela enfermeira Angra Aragão, realizou na Missão Família, coleta de preventivo do câncer de cólo de útero, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C e agendamento de mamografia para cerca de 50 mães que participaram do evento da campanha do Outubro Rosa.

“No Brasil O câncer de mama e de colo de útero tem grande incidência, a mortalidade ainda é grande e a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é trabalhar para detectar a doença ainda no início, através dos exames preventivos – auto-exame, ultrassonografia de mama, preventivo e a mamografia”, disse.

No caso do exame da mamografia a enfermeira explica que em Cruzeiro do Sul as mulheres tem duas opções para realizar o exame, através da Carreta do Amor, que iniciará atendimento no dia 04 de dezembro próximo e também na Maternidade cujo exame terá que ser feito agendado na Unidade de Saúde do Aeroporto Velho.

“Nossa preocupação é detectar a doença ainda no início, através dos exames de mama, mamografia, ultrassonografia e quando se consegue detectar prematuramente há possibilidade de tratar. Quando a mulher deixa de fazer os exames ela pode deixar um câncer crescendo dentro dela, razão do grande número de mortes que ainda ocorrem”, explica.

Angra ressalta ainda o trabalho preventivo que a Secretaria Municipal de Saúde oferece às pessoas que não conseguem chegar na unidade durante o dia. “Num trabalho de muito compromisso a Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços médicos, de enfermagem e vacina, além dos exames preventivos para as mulheres, até as 19:00 horas numa forma de facilitar o acesso aos serviços de saúde”, finaliza.

A senhora Luana, que tem três filhos frequentando a Missão Família há cerca de um ano, agradece o apoio que tem recebido. “Meus filhos participam da Missão Família de manhã e a tarde vão para a escola. É muito bom o trabalho que eles fazem com meus filhos”, diz Luana que mora no bairro São José.