Com aumento de casos de Covid a Secretária Municipal de Saúde pede atenção com a vacina para que a imunização seja garantida

A Secretária Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima, em entrevista ao Voz do Norte, manifestou sua preocupação com o aumento de número de casos de Covid, que chegaram há quase 50 num único dia, surto que está sendo verificado também em Rio Branco, além de grande número de casos de influenza, situação que precisa da atenção da população e principalmente para a importância da vacina.

“Peço que a população cruzeirense entenda, mais do que nunca a importância da vacina. Não somos únicos, vivemos em sociedade e convivemos com outras pessoas. Tenho certeza que na maioria das casas existem pessoas com comorbidades, hipertensão, diabetes, crianças pequenas e não queremos que essas pessoas sejam internadas, por isso pedimos encarecidamente que todos possam atualizar a sua carteira de vacinação, com atenção para a vacina da Covid-19”, enfatiza.

Valéria Lima destaca que preocupação com o aumento dos casos da Covid. “Com esse surto as pessoas vão procurar o mesmo tipo de medicamento que vai esgotar, as unidades vão ficar lotadas, as pessoas vão ter que esperar muito mais por uma consulta médica e vamos ter casos de internações de pessoas hipertensas, diabéticas, com comorbidades e ainda crianças e não queremos vivenciar isso”, avalia.

A secretária ressalta ainda que a sociedade precisa abraçar os protocolos sanitários e a questão da imunização, através da vacinação, que está disponível nas unidades básicas de saúde, das 8:00 às 19:00 horas. “As pessoas têm que parar de acreditar em fake News. Em Cruzeiro do Sul não tem nenhum cientista para debater com outro cientista que a vacina vale ou não porque as vacinas já erradicaram a paralisia, sarampo, outras doenças e até a Covid”, disse.

Ao avaliar a necessidade de cada pessoas se imunizar, através da vacinação, Valéria Lima lembra o grande número de mortes que ocorreram antes da vacinação. “Precisamos dessa atenção da população, não perdemos mais pessoas porque a vacina chegou e fomos campeões nas vacinas. Precisamos da sensibilização das pessoas que precisam acreditar que esse é o único método de prevenção”, garante.

As pessoas que estiverem com sintomas gripais precisam procurar as unidades de saúde, usar a máscara, utilizar álcool 70, evitar apertos de mão, abraços e locais com aglomeração para não proliferar o vírus, orienta a secretária Valéria Lima. “Se tiver com sintoma gripal já é preciso cuidados, protocolos, assepsia das mãos  e a vacinação para que possamos vencer o vírus sem problemas maiores para a saúde”, disse.

Ao finalizar a secretária municipal de saúde alerta ainda que depois do grave surto de Covid as pessoas banalizaram com os cuidados e também com a vacinação. “As pessoas banalizaram a questão da vacina da Covid e passaram a acreditar nas fake News. Se estou com sintoma gripal é preciso entender da necessidade do uso da máscara, dos protocolos e evitar aglomeração. É preciso que a população seja responsável consigo mesma”, disse.