Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva comanda a transmissão de cargo do Comando do C.Fron Juruá/61º BIS

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª BSL), sediada em Porto Velho, General de Brigada Flávio Moreira Mathias, comandou na noite da última quarta-feira (20), no Pátio 24 de Maio, no Quartel do Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C.Fron Juruá/61º BIS), a passagem de Comando do Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo.

Na formatura de Troca de Comando o Coronel Wilson Pereira dos Santos (comandante sucedido) passou o Comando para o Tenente Coronel Gustavo Moreira Mathias (comandante sucessor) numa solenidade prestigiada por autoridades civis, militares, familiares e personalidades do município de Cruzeiro do Sul e ainda com a presença do General de Brigada Marcus Vinícius Gomes Bonifácio.

Na primeira parte da Troca do Comando do C.Fron Juruá/61º BIS, às 19:00 horas aconteceu na Sala de Comando a inauguração do retrato do comandante sucedido numa cerimônia onde foi realizado o descerramento da fotografia na galeria dos Eternos Comandantes e o novo comandante e sua esposa foram recepcionados. O Tenente Coronel Gustavo Moreira Mathias recebeu do General Flávio Gustavo Moreira Mathias o distintivo de Comando.

Em seguida, no Pátio 24 de Maio teve início a formatura de Troca de Comando que iniciou com o Hino Nacional Brasileiro, depois da apresentação da tropa e em seguida a tradicional declamação da Oração do Guerreiro de Selva. O comandante sucedido, em um discurso emocionado, fez os seus agradecimentos à Deus, a tropa, à sua família e aos comandantes superiores pelo apoio.

O general de Brigada Mathias realizou a leitura da referência elogiosa ao Coronel Wildson Pereira Santos e seguida, em lugar de destaque na formatura, o General de Brigada Flávio Mathias acompanhou a Troca de Comando do Coronel Wilson Pereira dos Santos que passou para Tenente Coronel Gustavo Moreira Mathias. Depois da revista a tropa desfilou em continência ao novo Comandante do C.Fron Juruá/61º BIS encerrando a formatura.

O Coronel Wilson Pereira dos Santos, que comandou o C.Fron Juruá/61º BIS no biênio 2022/2023, deixou a função e avaliou os dois anos de trabalhos com muito vantajosos, de convivência muito salutar com a sociedade cruzeirense e de trabalho em conjunto com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário num apoio a sociedade recíproca entre a sociedade cruzeirense e o Batalhão.

“Foram dois anos muitos bons que vão deixar saudade nesse velho combatente, mas tenho certeza que o Batalhão continuará de portas abertas para o que der e vier. Fui muito bem recebido e conseguimos fazer vários trabalhos juntos nas questões de segurança pública, enchentes e ambientais e todos os órgãos trabalharam em conjunto e isso foi muito salutar para o bom desempenho do Batalhão”, disse.

Ao finalizar o Coronel Wilson destacou e agradeceu o trabalho e o apoio da imprensa que fez uma parceria e amizade muito boa nestes dois anos. “O portão esteve sempre de portas abertas e não tivemos nenhum problema que maculasse a amizade construída naquele primeiro café com os jornalistas e parabenizo toda a imprensa do vale do Juruá”, ressaltou.

O Tenente Coronel Mathias, novo Comandante do C.Fron Juruá/61ºBIS, destacou sua grande emoção ao lembrar que serviu em Cruzeiro do Sul em 2001/2202, retornou em 2015, 2016 e 2017 e agora em 2023 assume o Comando para o biênio 2024/2025. “Sou casado com uma cruzeirense, é uma responsabilidade muito grande porque foi aqui que tudo começou quando cheguei aspirante. Fecho um ciclo no Comando deste Batalhão que tenho um carinho especial”, disse.

O novo comandante do C.Fron Juruá/61º BIS agradeceu a presença dos seus amigos ex-militares que serviram no seu Pelotão quando era Tenente e compareceram para prestigiar a troca de Comando. “Fiquei surpreso pela presença dos nossos ex-militares e isso marca porque você foi embora, na época, mas deixou amigos. E isso é o que importa, trabalhar, fazer amizade e tratar todo mundo com respeito. Acho que fiz isso porque eles vieram prestigiar esse momento da passagem de Comando”, ressalta.

O Tenente Coronel Mathias enfatiza que seu trabalho no Comando do C.Fron Juruá/61º BIS, será voltado para trabalhar com os mesmos valores, com ética, respeitando os militares que estão servindo e os que já serviram, além dos moradores e cidadãos cruzeirenses. “Cada ano é um ano diferente, mas tenho certeza que com a ajuda de Deus e de toda minha equipe, oficiais, cabos e soldados, nós faremos um bom Comando”, finaliza.

O General de Brigada Flávio Mathias, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, destacou que a 17ª Brigada é responsável pelas áreas de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas e o C.Fron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul, está subordinado ao seu Comando razão dele estar presente para realizar a transmissão de cargo do Coronel Wilson para o Tenente Coronel Mathias, novo Comandante.

“Como disse na formatura para mim é uma satisfação muito grande esse evento da materialização da evolução do Exército Brasileiro com a transmissão de cargos que mostra que cada um como pessoa passa e Exército e o Batalhão ficam e como pessoa não trabalhamos para nós, mas nossa missão é trabalhar para o Batalhão, para o Exército e para o Brasil o que permite que a Força sempre esteja evoluindo”, disse.

O General Mathias destacou ainda que neste ano, no âmbito da 17ª Brigada, ele participou de transmissão de cargos nos Batalhões de Humaitá, no Pelotão de Comunicação, em Porto Velho e agora no C.Fron Juruá/61º BIS, em Cruzeiro do Sul ao manifestar sua satisfação e agradecimento à Deus por estar passando o Comando para o Tenente Coronel Mathias que é seu irmão.

“Digo que pela mão de Deus, são coisas que não podemos prever, porque quando vim há muito tempo atrás para comandar a Brigada em Porto Velho meu irmão não tinha sido nomeado comandante, mas no processo do Exército ele fez as opções e como ele tinha uma grande experiência na área porque serviu como Tenente há 20 anos atrás e há cerca de seis anos serviu como Major e tem muita experiência na área foi nomeado”, disse.

O General Mathias destacou ainda que o Tenente Coronel Mathias é casado com uma cruzeirense e ressaltar que isso é importante para o Exército porque integra o Batalhão com a sociedade, além do conhecimento operacional do irmão que conhece muito bem todo o terreno daqui até Marechal Thaumaturgo e Foz do Breu e agradecer à Deus que permitiu que pela primeira vez nas suas carreiras ele esteja servindo junto com o irmão.

“Como disse a mão de Deus permitiu que pela primeira vez esteja servindo juntos com meu irmão. Nunca servimos juntos, só nos encontramos de dois em dois anos ou nas férias e nesse momento vou tê-lo como subordinado por 20 dias porque dia 09 de janeiro já estarei encerrando a minha missão, mas graças a Deus pude participar desse momento único para mim e para ele que está assumindo o Comando. Só temos a agradecer a Deus por esta oportunidade”, finalizou.