Carnaval – Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul inicia campanha “Bloquinho do Hemolino” para aumentar estoque de sangue

Com uma população de quase 100 mil habitantes o município de Cruzeiro do Sul conta com pouco mais de quatro mil doadores de sangue nem todos fidelizados com suas doações durante o ano. Os homens podem fazer doação a cada dois meses e as mulheres a cada três meses e a falta desse regularidade acarreta sempre a necessidade de mais doação de sangue para suprir a demanda da maternidade, da Clínica Renal e do Hospital Regional do Juruá.

Nesta semana o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul inicia a campanha “Bloquinho do Hemolino” para incentivar  os doadores para a captação de sangue para o período carnavalesco. A campanha iniciou nesta segunda-feira (15) e se estenderá até o final do carnaval, informa o assistente social Jean Carlos, que destaca a necessidade dos doadores comparecerem a unidade para garantir um aumento no estoque devido ao período do carnaval.

“É uma época que as vezes acontecem acidentes sendo necessário o banco de sangue estar suprido para atender as demandas. O número de doadores em Cruzeiro do Sul ainda não é suficiente para suprir a demanda para atender os municípios do vale do Juruá. O importante é a fidelização desses doadores para que possam fazer sua doação regulamente”, avalia o assistente social.

A demanda da Maternidade, do Hospital Regional do Juruá e da Clínica Renal é alta sendo necessário aumentar ainda mais a captação de doadores e a equipe do Hemonúcleo, que tem uma moderna estrutura para atender da melhor maneira possível os doadores, tem trabalhado incessantemente para mudar esse quadro e conquistar cada vez mais doadores, ressalta Jean Carlos.

“As campanhas de doação de sangue feitas pelas famílias no whatsapp ajudam muito. Se cada família que tivesse alguém para fazer cirurgias conseguisse apenas cinco familiares para fazer a doação já ajudaria muito, mas muitas das famílias não conseguem dar um suporte com doadores de sangue o que ocasiona a situação de estoque baixo o que pode inclusive cancelar uma cirurgia”, explica o assistente social.

O Hemonúcleo garante atendimento de excelência aos doadores de sangue que precisam ser valorizados pelo ato solidário. Para se tornar doador é preciso apenas que a pessoa procure o Hemonúcleo alimentada, sem sintomas gripais e tendo tido uma boa noite de sono onde será submetido a triagem e uma bateria de 15 exames. Atualmente quem fizer doação de sangue três vezes no ano tem isenção de taxa de inscrição em concursos públicos, explica o assistente social.

Veja a entrevista concedida pelo Assistente Social Jean Carlos, do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul que agradeceu e destacou e agradeceu a parceria do Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, D.Flávio Geovenale, que é um doador fidelizado que apoia as ações da unidade: