- Da Redação
O detento do Complexo Penitenciário do Juruá, Ivan Souza da Silva, 31 anos, foi encaminhado ao Hospital Regional do Juruá para cuidados médicos depois de constatado um quadro de anemia, mas não resistiu e morreu na noite deste domingo (14), mesmo depois da família ter realizado uma campanha para doação de sangue. Ele estava internado há 18 dias.
O diretor do Complexo Penitenciário do Juruá, Policial Penal Elvis Barros, informou que o detento foi internado após uma crise de anemia. A equipe médica havia solicitado sua remoção para um hospital de Rio Branco, via Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas o quadro clínico se agravou e o detento morreu.
Segundo as informações a causa da morte é de “hemorragia intraparenquimatosa, plaquetopenia e dengue”. O governo do Estado, através do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) emitiu uma Nota Pública informando sobre a causa da morte e as providências que tinham sido tomadas.
Veja a Nota Pública:
Segundo consta na Certidão de Óbito, as causas da morte foram hemorragia intraparenquimatosa, plaquetopenia e dengue.
Ivan estava internado há 18 dias, e o hospital já havia solicitado TFD para que o reeducando recebesse tratamento em Rio Branco, porém o nível de plaquetas do paciente não se estabilizou, não sendo possível transferi-lo por este motivo.
A família do reeducando estava acompanhando a situação no hospital e o Iapen segue cuidando dos trâmites do velório e enterro.
O Iapen se solidariza com a família de Ivan neste momento de dor.
Alexandre Nascimento
Presidente do Iapen/AC