Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos planeja ações estratégicas para 2024

Gestão

O 1º Encontro de Alinhamento das Ações Estratégicas realizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), marca um importante passo no planejamento das ações para o exercício de 2024. O evento, iniciado nesta quarta-feira, 17, na sede do Sebrae, em Rio Branco, tem como objetivo apresentar ferramentas de planejamento e gestão da pasta, buscando a convergência de ações entre o corpo diretivo e técnico.

Vice-governadora Mailza Assis destacou a importância de a secretaria realizar o planejamento do ano. Foto: Felipe Freire/Secom

Durante o encontro, a vice-governadora Mailza Assis enfatizou a importância do planejamento para beneficiar a população que mais precisa: “É essencial para colocar em prática as ações que vêm a beneficiar o nosso povo, ampliando o exercício da secretaria. E depois de tudo planejado e organizado, é que dá para começar de fato a desenvolver as ações”.

A pauta inclui a oficialização do cronograma de trabalho da SEASDH, com a apresentação dos calendários das oficinas destinadas às equipes técnicas de cada política social da pasta.

Servidores da SEASDH são o público-alvo da capacitação. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O planejamento, que se estende até sexta-feira, 19, aborda assuntos direcionados a cada setor da SEASDH, permitindo uma integração mais profunda e um alinhamento estratégico que facilitará a execução das atividades. A presença de representantes das secretarias de Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov) reforça a importância da colaboração com os demais setores do estado.

Titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha realiza abertura do encontro. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha, destacou que “neste momento, toda a equipe da secretaria se reuniu para fazer o alinhamento administrativo com o planejamento estratégico da Fundação Dom Cabral, o Plano Plurianual (PPA) da secretaria, incluindo o programa do plano de dez anos”.

A SEASDH planeja também a instalação de uma ouvidoria neste ano, que permitirá atender o público interno e externo, além da reforma da sede da secretaria. No fim de 2023, foi possível reinstalar o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e transformar a Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional em departamento, além de instalar o Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast).

Secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, participa do encontro. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, ressaltou a importância do planejamento para lidar com desafios como crises hídricas, enchentes e atendimentos à população, assim como direcionar esforços para transformar a realidade do estado e proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos.

“Quando vocês atuam no aluguel social, ou no programa de iluminação social, vocês estão atuando num processo para mudar vidas, e é justamente essa a importância do planejamento”, explicou.

O que disseram

“Hoje é um dia memorável, porque conseguimos passar o sentimento de unidade dentro da secretaria. Conseguimos vencer as dificuldades que estavam travando a gestão na SEASDH, e hoje estamos tendo esse planejamento para o alinhamento do exercício deste ano.”

Silene Siqueira, secretária adjunta da SEASDH, que esteve à frente do planejamento por três meses, de setembro a dezembro

“Hoje é apresentação macro para toda a secretaria de todos esses recursos, instrumentos e objetivos estratégicos. A partir de amanhã, iniciaremos as oficinas de planejamento com cada diretoria. Teremos três dias para cada uma, começando com a  de Assistência social, depois a de Direitos Humanos, a Administrativa e Financeira, finalizando em conjunto para planejar a execução das ações”.

André Crespo, diretor de Planejamento, sobre a programação do evento

Sebrae se põe a disposição para parcerias com a SEASDH. Foto: Jonas Chaves/SEASDH

“Estamos abertos a ouvir, a ver o que tem no planejamento de vocês que se alinha com as nossas estratégias, com as nossas competências, para que possamos, com as gerações conjuntas, otimizar recursos”.          Vandré Prado, diretor administrativo e de finanças do Sebrae