- Assessoria de Imprensa do 6° BPM – SENTINELA DO JURUÁ
Operação P.R.O.T.E.T.O.R
Durante vigência da Operação P.R.O.T.E.T.O.R das Divisas e Fronteiras, foram repassadas informações pelo Núcleo de Investigação Criminal (NEIC), da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, da iminência de descida de uma carga de entorpecente peruano, através do Rio Juruá-Mirim levando uma equipe policial militar a se deslocar, no último domingo (21), em duas embarcações, até a área operacional com o objetivo de combater os crimes transnacionais e tráfico de drogas.
No deslocamento a equipe policial visualizou, por volta das 16:00 horas, um indivíduo numa canoa com motor de rabeta, próximo à Comunidade Simpatia e quando deu sinal de parada ao condutor da embarcação que estava descendo o rio. Rapidamente ele sacou de um revólver de calibre não identificado e disparou contra os policiais militares da embarcação Alpha e direcionou o deslocamento do seu barco para a margem esquerda do Rio Juruá.
Diante do risco iminente de lesão ao efetivo policial militar foram realizados disparos com os Fuzis calibre 7,62 em direção ao indivíduo e antes de chegar as margens do Rio Juruá o criminoso abandonou a embarcação, saltando no rio e ocasionando o naufrágio do barco. Quando a embarcação Alpha chegou às margens o criminoso já havia conseguido correr e se esconder na mata ciliar.
Quando os policiais militares executavam buscas na região com o fim de localizar o criminoso, mais uma vez ouviu-se dois estampidos de arma de fogo efetuados contra a equipe que rapidamente achou cobertura e iniciou a progressão sobre cobertura de fogo. Entretanto, após buscas na região, o indivíduo não foi mais localizado e fugiu pela floresta tomando rumo ignorado.
A equipe policial militar não conseguiu resgatar a embarcação e seu motor devido o risco de afundar os barcos das guarnições, entretanto, teve êxito em resgatar um saco contendo 18 quilos e 300 gramas de substância análoga a Pasta Base de Cocaína e mais 01 quilo e 0,5 gramas de cocaína, totalizando 19,35 quilos, num prejuízo avaliado em R$ R$ 156 mi ao tráfico de drogas.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Geral de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul para investigações e procedimentos legais.