- Agência de Notícias do Acre – Francilene Moura
Em Rio Branco, os foliões puderam curtir a festa sem nenhuma adversidade. As dez ocorrências registradas aconteceram no interior do Estado, nos municípios de Porto Acre, Brasileia, Xapuri, Feijó e Sena Madureira.
A PMAC atua com cerca de 150 policiais militares nos dois grandes eventos da capital: o Carnaval da Família, na Gameleira, e Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, na praça da Revolução. Na segunda noite, aproximadamente 330 homens e mulheres foram empenhados em todo o Estado, e proporcionaram um carnaval seguro para os cidadãos.

A coronel Marta Renata Freitas, diretora operacional da PMAC, explica que, mesmo mantido o atendimento de ocorrências via 190, a instituição emprega profissionais de todos os batalhões e unidades especializadas (Batalhões de Policiamento de Trânsito, Ambiental e de Operações Especiais), inclusive militares do serviço administrativo.

Ainda entre as ações realizadas, destaca-se o trabalho da Patrulha Maria da Penha, que coloca em prática a campanha “Não é Não!”, que visa coibir e combater os diversos tipos de violência que costumam ser praticadas contra as mulheres durante o carnaval, como o assédio e a importunação sexual.



