Ipixuna 68 anos- Prefeita Maria Oliveira inaugura UBS Mãe Regina com emenda garantida pelo deputado federal Sidney Leite

Momento de muita emoção: “Me sinto muito realizada de ter recebido a gestão com apenas dois médicos, Dr. Matta e Dr. Jander Barbosa. Quando concluir meu mandato deixo 18 médicos contratados para atender nossa querida população” – Prefeita Maria Oliveira  

A prefeita Maria Oliveira, acompanhada do deputado Sidney Leite (PSD/AM), do secretário de governo Armando Filho, de profissionais da saúde – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da população, inaugurou, na manhã deste sábado (17), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Mulher, Mãe Regina, uma das mais importantes obras da gestão da prefeita construída com recursos de emenda parlamentar garantida pelo deputado federal que foi convidado e prestigiou o ato comemorativo ao aniversário de 68 anos do município de Ipixuna (AM).

Secretário de Governo da Prefeitura de Ipixuna, Armando Filho

“Esta é uma das mais importantes obras da gestão da prefeita Maria Oliveira”, destacou o secretário Armando Filho, ao agradecer o apoio do deputado federal Sidney Leite, com uma emenda parlamentar de R$ 800 mil para a construção da UBS que vai atender as mulheres de Ipixuna, município que tinha antes da gestão da prefeita apenas dois médicos, Dr. Matta e Dr. Jander Barbosa e atualmente já conta com 18 médicos e com a especialidade de ginecologia para melhor atender as mulheres que contam também com o serviço de Ultrassonografia.

Armando Filho agradeceu a presença da população ipixunense e das autoridades presentes, o vice-prefeito Rodrigo Saraiva e à todos os familiares da homenageada, o vereador Albercir, ex-vice-prefeito Altemir, Raimundo e todos da família que foram convidados para prestigiar a inauguração da UBS da Mulher que leva o nome da Mãe Regina, que foi uma parteira voluntária que deve ter feito mais de dois mil partos em Ipixuna e agora tem o nome eternizado na unidade que será referência no atendimento e tratamento da saúde da mulher, além de outros.

“Nossa gratidão especial ao deputado Sidney Leite que acompanhou a emenda do deputado Bosco. Era um recurso que fazia parte daqueles que foram proibidos pela Ministra Rosa Weber, da Fonte RP-9 e o deputado Sidney Leite, com sua assessoria em Brasília, não descansou enquanto não colocou o dinheiro na conta da prefeitura. Quero pedir aos profissionais da saúde e a população de Ipixuna uma grande salva de palmas em reconhecimento a esse empenho do nosso deputado Sidney Leite”, disse Armando.

Ao destacar a homenagem Armando lembrou que a Mãe Regina foi uma parteira que atendeu a maioria das famílias ipixunenses ao ressaltar que a satisfação maior é ter feito com o nome que a senhora Regina Pereira era conhecida, Mãe Regina, momento que agradeceu aos profissionais da saúde que atuam no município e agradeceu o trabalho da médica-ginecologista e obstetra, doutora Aniquele, que ele convidou para trabalhar em Ipixuna ao lembrar que antes da chegada dela a maioria das mulheres nunca tinha passado, no município, por uma consulta ginecológica.

“As mulheres de Ipixuna para fazer tratamento ginecológico precisavam se deslocar para Cruzeiro do Sul ou outro centro, mas agora, com a vinda da doutora Aniquele o tratamento é feito no município e melhor do que em Cruzeiro do Sul. Esse tratamento disponibilizado por ela, inclusive agora com ultrassonagrafia realizada pela doutora Sandra, com tudo que tem direito no tratamento da saúde da mulher e representa um avanço de pelo menos 100 anos, mesmo sabendo que Ipixuna tem apenas 68 anos, mas, vamos procurar avançar ainda mais”, afirmou.

O secretário de governo informou ainda que no Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março, a UBS Mãe Regina estará em pleno funcionamento, inclusive com sala adaptada para que o mamógrafo do hospital seja instalado na mesma. “Todo o equipamento estará chegando em até 10 dias e além do mamógrafo vamos ter médico especialista para laudar e essa é uma conquista muito grande e um presente à todas as mulheres nessas comemorações do aniversário do nosso querido município”, disse.

Ao agradecer a presença de todas as autoridades presentes na pessoa do vice-prefeito Rodrigo Saraiva, que tem garantido apoio a prefeita Maria Oliveira, aos ex-prefeitos Davi que com sua experiência sempre ajuda e Altemir, aos vereadores em nome do vereador Fábio, que tem garantido tranquilidade de trabalhar com segurança sem temer nada momento Armando Filho destacou que o governador Wilson Lima abandonou o município.

“Ipixuna foi abandonada pelo pior governo que a cidade viu, chamado Wilson Lima, esse rapaz é ruim para caramba, mas mesmo sem a parceria dele temos avançado e avançado muito. Ele ligou para mim e para a prefeita para que fosse parado todo o trabalho de iluminação pública que ele iria fazer em 15 dias, mesmo sendo Ipixuna o último a ser atendido porque a iluminação pública já foi feita em Eirunepé, Envira, Itamarati, Carauari e Juruá. Tem ou não tem alguma coisa contra o povo de Ipixuna?”, perguntou.

Pela falta de apoio e parcerias do governador Wilson Lima a prefeitura de Ipixuna tem tirado recursos que deveriam ser utilizados na Educação, Saúde e CRAS para resolver problemas de pavimentação mal feita pelas administrações anteriores e pelo governo do Estado. “Não temos nos entregado, temos lutado a cada dia, estamos no último ano do mandato dela que será, com certeza e nossa é que vai ficar marcado na história como o melhor de todos os anos”, enfatizou.

Vereador Albercir, neto da homenageada, Mãe Regina

O vereador Albecir, neto da homenageada, agradeceu a prefeita Maria Oliveira e ao secretário Armando Filho pela inauguração de uma das maiores obras que já foram construídas no município com a UBS da Mulher Mãe Regina. “Jamais esperei uma consideração desse tamanho, reconhecendo os favores que minha vó fez nesse município em troca de nada.  Nós poderíamos estar inaugurando essa obra com o nome da mãe da prefeita Maria que faleceu há pouco tempo e mesmo assim ela mostrou que não é egoísta e pensa no semelhante. Esse foi o maior presente que já ganhei na minha trajetória política”, disse.

Ex-vice-prefeito Altemir Saraiva, outro neto da homenageada

O ex-vice-prefeito Altemir Saraiva, outro neto da homenageada, parabenizou a prefeita Maria Oliveira pela construção da UBS da Mulher, Mãe Regina. “Quero dizer prefeita Maria e secretário Armando que é um orgulho muito grande receber essa UBS da mulher com o nome da minha avó que foi uma guerreira nessa cidade na época que não tinha médicos. Todos chamavam ela de mãe Regina e tomavam a benção. Quero dizer à todos que ficamos muito felizes e vamos para frente”, disse o ex-vice-prefeito.

Prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso

O prefeito de Eirunepé, Railan Barroso, que liderou uma comitiva de mais de 200 pessoas para participar do aniversário de Ipixuna, parabenizou a prefeita Maria Oliveira, o secretário de governo Armando Filho e toda sua equipe, ao seu amigo e parceiro deputado federal Sidney Leite ao destacar a presença do vice-prefeito Rodrigo Saraiva, do ex-vice-prefeito Davi, dos familiares da homenageada em nome do ex-vice-prefeito Saraiva, além dos vereadores e ministros do seu município em nome do vereador Aragão, presidente da Câmara e também aos profissionais da saúde.

“Prefeita Maria e secretário Armando vocês estão de parabéns junto com o povo de Ipixuna porque somos testemunha da evolução que o município vem tendo na sua gestão o que pode ser visto com facilidade. Podemos observar a evolução do município e estou tendo a felicidade de participar desse aniversário de 68 anos com uma delegação de quase 200 pessoas”, disse ao lembrar que a equipe de futebol de Eirunepé perdeu feio e garantiu revanche no próximo jogo.

“Quero parabenizar vocês porque não é fácil trabalhar e construir nos municípios do interior que são muito distantes e onde falta tudo. Quando tem o cimento não tem o seixo, pela questão geográfica e vem intempéries que só Deus sabe, quando é seca os barcos não navegam, quando é cheia alaga tudo e construir uma UBS dessa é uma grande conquista, mas só é uma realidade no município pela seriedade e compromisso como fazemos no município de Eirunepé”, disse.

Ao destacar e agradecer a presença do deputado Sidney Leite o prefeito Railan Barroso destacou que junto com a prefeita Maria Oliveira fez a escolha certa ao apoiar o deputado federal que tem sido um grande parceiro e amigo leal dos prefeitos de Eirunepé e Ipixuna. “Quero agradecer ao deputado Sidney Leite pela sua lealdade e apoio aos nossos mandatos e tenho certeza que vamos continuar trabalhando para melhorar a vida da população porque o prefeito é a pessoa que tudo descarrega em cima dele, mas estamos irmanados”, disse.

Deputado federal Sidney Leite (PSD/AM) garantiu a liberação da emenda parlamentar para construção da UBS Mãe Regina

O deputado Sidney Leite parabenizou a prefeita Maria Oliveira ao lembrar que sua primeira função pública foi de vice-prefeito, mas também já foi prefeito por três mandatos. “Aprendi como prefeito que a maior obra não é a construção de uma ponte ou pavimentar uma rua, mas sim cuidar da vida das pessoas. A prefeita Maria entrega essa obra de uma UBS para cuidar da saúde das mulheres que sofrem no Estado como um todo”, disse ao lembrar que na sua trajetória política passou pelos governos Gilberto Mestrinho, Amazonino, Eduardo Braga, Melo e Amazonino.

“Quero dizer para vocês que nunca vi um governador para maltratar tanto o povo do Amazonas. Os médicos, enfermeiros e trabalhadores da saúde estão com mais de sete meses de salário atrasado. Agora no carnaval o hospital João Lúcio reteve 11 ambulâncias do SAMU porque não devolveu as macas porque não tinha leitos para atender a população. Pessoas infartando e acidentadas e o SAMU não podia atender. Falta medicamentos para tratamento de câncer, papel higiênico e comida para os trabalhadores e como deputado tenho feito as denúncias para os órgãos de fiscalização interna”, desabafou.

Sidney Leite destacou ainda que o Orçamento Estadual aprovado pela Assembleia Legislativa foi de R$ 25 bilhões e o Estado recebeu mais de R$ 30 bilhões e os problemas não são por falta de recurso. “Coloquei na última reunião com a ministra da Saúde, Nísia, que os municípios do Amazonas estão sofrendo porque os recursos federais não chegam nos municípios que estão sobrevivendo pelas emendas parlamentares de senadores e deputados federais. Quero agradecer o convite e dizer que estou muito feliz de estar aqui porque não é só a inauguração do prédio, mas também porque são raros os municípios que contam com a figura da ginecologista que faz grande diferença para a saúde da mulher”, enfatiza.

A pandemia da Covid-19 foi destacada também pelo deputado Sidney Leite ao lembrar a grande quantidade de mortes que aconteceram na capital não ocorreram nos municípios do interior e ressaltar que a prefeita Maria está tendo a capacidade de multiplicar o dinheiro que tem recebido. “Fui muito bem votado em Ipixuna e a forma que tenho para agradecer é com muito trabalho. Conte comigo nesta eleição, quero que a população tenha o discernimento de que time que está ganhando não se mexe e todo investimento feito não é para ela, mas para o povo de Ipixuna”, disse.

Na conclusão da solenidade de inauguração da UBS Mãe Regina a prefeita Maria Oliveira, emocionada, agradeceu a presença do deputado federal Sidney Leite, do prefeito Raylan Barroso, as pessoas que vieram de Guajará e Cruzeiro do Sul, ao destacar que o último ano de sua gestão deixará ainda muitos projetos ficarão no papel. No projeto da UBS da Mulher seu sonho era colocar o nome da sua mãe, mas ao receber do esposo a sugestão para colocar o nome da Mãe Regina foi acatada imediatamente pela importante pessoa que ela foi para a população de Ipixuna.

“Vou sair da prefeitura com sentimento do dever cumprido deixando também essa UBS para o atendimento das mulheres. Sou agradecida pela minha filha ser uma médica ginecologista que atende em Ipixuna, com a chegada da doutora Sandra que está nos auxiliando com a ultrassonografia que tinha apenas no hospital e com a chegada dela passou a beneficiar as mulheres. Me sinto muito realizada de ter recebido a gestão com apenas dois médicos, Dr. Matta e Dr. Jander Barbosa e quando concluir meu mandato deixo 18 médicos contratados para atender nossa querida população”, disse.

Prefeita Maria Oliveira concluirá mandato com sentimento de dever cumprido

A prefeita Maria Oliveira fez um agradecimento especial ao deputado federal Sidney Leite pelo compromisso com a população do município de Ipixuna de ter em seu trabalho em Brasília garantido a liberação da emenda parlamentar de R$ 800 mil para a construção da UBS Mãe Regina, além de todo o apoio que ele tem garantido na solução de problemas da gestão municipal que garantem uma melhor condição de vida para a população.