Curada de Câncer de mama a atriz Cláudia Toledo conta sua história em peça teatral na UPA24h

Peça teatral alerta mulheres para necessidade dos exames preventivos

Com financiamento da Fundação de Cultura Elias Mansour (Funcultura) e parceria da Federação de Teatro do Acre (Fetac) a Cia Visse & Versa apresentou na manhã desta sexta-feira (05), na Unidade de Pronto  Atendimento (UPA) 24 horas Jaques Pereira Braga a peça teatral Carcinoma que tem como autora e protagonista a atriz Cláudia Toledo.

Carcinoma é o encontro da arte com a realidade, uma experiência nua a crua que pulsa na veia em busca da cura do ser, do transcender, do sobreviver, uma obra resultante de uma experiência particular da atriz Cláudia Toledo que enfrentou em 2021 com muita fé o câncer e como descobriu preventivamente conseguiu, apesar do que passou, sobreviver.

A peça teatral do Circuito Teatral Carcinoma no Juruá, Tarauacá e Envira foi apresentada nos municípios de Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul terá ainda apresentações em Tarauacá e Feijó previstas para os próximos dias numa vivência e debate após as apresentações que tem conquistado o interesse das comunidades.

Cláudia Toledo, professora e atriz da Companhia Visse & Versa mostra sua trajetória no período que batalhou pela vida no tratamento de câncer cujos passos foram registrados pela paciente, como num diário, transformado num espetáculo teatral depois dela avaliar que o poder de transformar e fazer as pessoas refletirem é muito forte.

“Apesar desse tema ser muito explícito e ainda tabu a ser mostrado a arte se consegue fazer as pessoas refletirem, fazer sua leitura pessoal e mostra as etapas do tratamento, quando iniciou a cair do cabelo e trago reflexões sobre o livre arbítrio com uma mensagem principal da ação preventivas que as mulheres precisam fazer no seu cotidiano”, disse.

Segundo Cláudia Leite os sintomas do câncer quando se apresenta não é a sentença de morte, principalmente se a mulher se cuida, faz os exames preventivos e consegue descobrir a doença há tempo de garantir o tratamento que na atualidade pode ter muito sucesso. “ É preciso encarar de frente o problema e são essas as reflexões que faço”, enfatiza.

A atriz Cláudia Toledo destaca a importância dos financiamentos dos Fundos Estadual e Municipais de Cultura, agora das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc que garantem a concretização dos espetáculos e a difusão da arte. “São muito importantes e fundamental para a arte esses recursos que financiam a cultura”, ressalta.

“Nosso grupo tem 17 anos de existência, é filiado a Federação de Teatro do Acre (Fetac) e nunca paramos. Poderíamos ter feito um projeto para apresentar em Rio Branco, mas sempre levamos nosso trabalho para chegar ao público e nos municípios, por exemplo, encontramos alunos que nunca viram uma peça teatral e isso é muito gratificante”, avalia.

O gerente da UPA 24h, Macson Rosas, avaliou como de muita qualidade a peça teatral da artista Cláudia Toledo que tem uma mensagem preventiva e de alerta às mulheres para as ações preventivas e exames rotineiros orientados para que o tratamento da doença possa ter eficácia e maior porcentagem com a cura da paciente.

“Foi uma surpresa quando o César Nobre nos procurou sobre essa peça teatral da atriz Cláudia Toledo que passou por todo o processo de descoberta e cura da doença e transformou a experiência em arte. Na UPA24h promovemos orientação às nossas servidoras sobre as ações preventivas e aceitamos de imediato a proposta da apresentação”, disse.

A atriz Cláudia Toledo