Agente Local de Inovação Samira Souza participa em São Paulo do 2º Congresso de Inovação da Escola de Negócios SEBRAE

Trabalhos de todo o país, selecionados por pesquisadores foram apresentados em Congresso de Inovação e Negócios, em São Paulo

A gestora estadual do projeto de Agentes Locais de Inovação (ALI), Valeria Rossy e a Agente Local de Inovação de Cruzeiro do Sul, Samira Souza representaram o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Acre (Sebrae/AC), no 2º Congresso de Inovação da Escola de Negócios SEBRAE, realizado nos dias 22, 23 de abril, em São Paulo.

O evento reuniu pesquisadores(as), alunos(as), gestores(as) e bolsistas ALI, todos comprometidos com a difusão da inteligência sobre as micro e pequenas empresas do Brasil. Um dos destaques do 2º Congresso de Inovação da Escola de Negócios SEBRAE foi a apresentação do trabalho ” O Processo de Inovação em Empresas Atendidas Pelo Projeto ALI Rural, na Regional do Juruá, Acre”.

Apresentação do trabalho da Agente Local de Inovação de Cruzeiro do Sul, Samira Souza, no 2º Congresso de Inovação da Escola de Negócios SEBRAE

O trabalho foi elaborado pela agente Ali Samira Souza e junto com os demais artigos selecionados foi publicado no caderno de inovação do Sebrae lançado durante o congresso onde os gestores do projeto participaram no dia 24 da reunião de alinhamento sobre a estratégia para o novo ciclo do projeto Ali e as próximas produções acadêmicas

Além dos ALIs, o evento reuniu pesquisadores, alunos da Faculdade Sebrae e da Fatec Sebrae, para trocar informações e conhecimento sobre iniciativas inovadoras relacionadas ao empreendedorismo no Brasil. O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, participou do evento de forma on-line.

Samira Souza é bióloga, especialista em Educação Ambiental e é a atual representante do Acre na área rural. Ela conseguiu a vaga depois de participar de um processo de seletivo local para Cruzeiro do Sul para o cargo de Agente de Inovação Rural (ALI) e entre os vários inscritos foi a única aprovada.

Desde o momento que assumiu o cargo Samira trabalhou no primeiro ciclo, um período de oitos meses, atendendo micro e pequenas empresas e empresas da agricultura familiar usando uma metodologia indicada pelo Sebrae, o Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) e na conclusão apresentou um artigo científico sobre os trabalhos realizados.

Samira destaca que na conclusão do projeto apresentou o artigo com todos os resultados do atendimento as empresas e naquele momento surgiu a oportunidade de participar de um congresso nacional de inovação e negócios do Sebrae e novamente ela submeteu seu artigo numa concorrência com participante de vários estados do Brasil e conseguiu ser a única representando do Acre aprovada.

“Para mim esse trabalho, além de ter sido uma experiência incrível de conhecer bem mais o público rural e as empresas com potencial na nossa região, me deu oportunidade de mostrar o resultado do trabalho no congresso em São Paulo e isso foi muito relevante e consequentemente mostrou que o meu trabalho gerou frutos e que a região do Juruá tem um incrível potencial rural”, disse.

A bióloga destaca ainda que o Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), apesar de ser a nível nacional foi o primeiro a ser executado na regional do Juruá. “Estou muito satisfeito em fazer parte desse momento importante do programa e representar o Acre e o Juruá me deixou ainda mais feliz pelo resultado conseguido nestes oito meses”, afirma.

O que o ALI oferece às empresas?

Para ter acesso ao acompanhamento com um ALI, basta o empreendedor buscar o Sebrae de sua cidade. Por meio dos Agentes Locais de Inovação, a empresa vai receber um diagnóstico do seu perfil de inovação empresarial, ter encontros individuais e personalizados, reuniões empresariais coletivas, mapear as dificuldades, conhecer consultorias especializadas opcionais, desenvolver e implantar soluções, mensurar os principais indicadores de resultados e acompanhar a finalização do programa.

Quer se tornar um ALI?

Os processos seletivos para ALI acontecem mediante publicação de editais estaduais. A depender das demandas de cada área/região e município, são exigidas formações em nível superior, pós-graduação ou ainda mestrado e doutorado. As seleções são divulgadas nas plataformas digitais (site, redes sociais e app) do Sebrae em cada região.