Conheça a trajetória de Ulissys Bandeira, pré-candidato a vereador em Cruzeiro do Sul pelo PSDB

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, os olhares se voltam para os pré-candidatos que buscam representar a população em suas respectivas cidades. Em Cruzeiro do Sul, um nome que tem ganhado destaque é o de Ulissys Bandeira, jovem, estudante de Mestrado, 26 anos, nascido em Cruzeiro do Sul, mas criado no município de Mâncio Lima.

Ulissys Bandeira, traz consigo uma herança política em sua família, começando pelo seu Pai, Uhalasys Bandeira, que foi vereador no município de Mâncio Lima e lá tem extensa carreira política, e culminando com sua tia Iria Matos em Cruzeiro do Sul, que foi vereadora eleita no ano de 2012 e tem um vasto currículo de serviços prestados a educação Cruzeirense.

Em uma entrevista exclusiva, o pré-candidato compartilhou um pouco mais sobre sua trajetória e visão para a cidade.

Onde tudo começou.

Ulissys Bandeira, nasceu em Cruzeiro do Sul no dia 19 de abril de 1998, no antigo hospital regional de Cruzeiro do Sul, as 21h25m. Em um parto tardio, nascendo quase sem vida, veio ao mundo pelas mãos do Médico Dr. Júlio. Filho de Teonizia Lima dos Santos e José Uhalasys Matos Bandeira, passou a maior parte de sua vida no município de Mâncio Lima, onde desde criança, passou a aprender, segundo ele, com os erros e acertos das pessoas ao seu redor.

Sua ligação com a política, começou desde muito cedo, com seu pai, já envolvido nos movimentos culturais, esportivos e processos políticos do município. Ulissys ainda criança, via seu pai com discursos empolgantes e arrebatadores nos palanques e desde ali, já sabia o que queria fazer da vida.

Católico, batizado, comungado e crismado, teve em sua juventude uma fiel atuação nos movimentos eclesiásticos e pastorais da igreja, congregando na comunidade Matriz de São Francisco, bairro conhecido como Colônia, naquela cidade que tem por padroeiro o Santo Francisco de Assis. Na igreja, ele foi de coroinha a ministro da palavra, de agenda pastoral a “Papa Defunto” segundo ele: “eu sempre fui muito comprometido com tudo que fiz! Nunca fui de entrar em qualquer coisa pela metade. Na igreja não foi diferente, minha juventude toda foi de convívio com a igreja, os movimentos pastorais, infância e adolescência missionária, santas missões populares nos ramais, pastoral da comunicação, organizando novenários, celebrando a liturgia da palavra, novenas nas casas, e por aí vai, quem lembra do Ulissys em Mâncio Lima, com certeza vai associá-lo a igreja.”

Para além, de ser católico, sua família materna tem raízes na Igreja Batista, em Mâncio Lima,  sua família congrega na Igreja Batista do Calvário, já em Cruzeiro do Sul, congrega na Igreja Batista da Fé, onde Ulissys também participa de cultos e quando criança frequentava, em Mâncio Lima, a escolinha dominical. Segundo ele: “não importa o credo, o importante é professarmos a nossa fé, fazendo ao pé da letra o que Cristo nos ensina em Marcos, 12:30-34 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”

Ulissys Bandeira, cursou toda a educação básica na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Francisco Freire de Carvalho, no município de Mâncio Lima, nessa mesma instituição, Ulissys teve sua primeira experiência política, quando candidatou-se para o Cargo de Presidente do Grêmio Estudantil, e foi eleito com maioria absoluta de votos contra outras duas chapas compostas por alunos do 3º ano do ensino médio, nessa época, Ulissys cursava o 9º ano do ensino fundamental, fato que engrandeceu ainda mais sua vitória. Sobre sua experiência como aluno da educação básica, Ulissys conta: “não posso dizer que foram anos de ouro, porque a vida do estudante de escola pública não é fácil, ele tem que dar conta de várias coisas ao mesmo tempo, eu venho de uma família de dois filhos, e eu sou o mais velho, e o filho mais velho em uma casa, sempre tem mais responsabilidades. O meu percurso na escola, foi ainda mais difícil, porque para além de ser um aluno dedicado e que sempre queria ter uma visão de futuro em tudo que fazia, eu era muito inquieto, peralta, danado, nunca fui um aluno comportado, mas sempre entreguei bons resultados em tudo que me comprometia a fazer, tudo tinha que ser novo, inédito, incomparável, acho que eu sempre tive inquietude para transformação e não para a comodidade. Acredito que para além da oratória, foi esse SER e FAZER do Ulissys, que me levaram a ser eleito Presidente do primeiro grêmio estudantil da minha escola, contra outras duas chapas formadas por alunos do 3º ano do ensino médio.”

Ulissys Bandeira, também é formado como Técnico de Enfermagem pela Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha, onde pôde atuar no hospital Dr. Abel Pinheiro de Mâncio Lima. Sobre sua formação e atuação na área da saúde, Ulissys fala: “meu contato com a área de Técnico em enfermagem, começou quando eu estava no 2º ano do ensino médio, naquela época, o PRONATEC estava ofertando alguns cursos para o estudantes do ensino médio, a escolha era pela maior nota dos alunos de cada turma, eu não tinha as melhoras notas, mas era dedicado e esforçado, a equipe da coordenação de ensino resolveu me indicar, acabei amando a área da saúde, formei no curso em 2017, fui o orador da turma e ainda trabalhei por um curto período do Hospital Dr. Abel Pinheiro em Mâncio Lima, antes de ser selecionado pelo Sisu para cursar Letras Português na Ufac – Campus Floresta. A parte que eu mais gostava da enfermagem era o contato com os pacientes e o cuidado com eles, conhecer aquelas histórias e poder contribuir para a atenuação e resolução do quadro de sintomas que eles apresentavam me fazia muito bem. Foi um período em que pude aprender muito sobre o que estava bom e o que precisava melhorar para termos uma saúde com qualidade, com valorização profissional e um atendimento humanizado em ambientes adequados para o profissional de saúde e para o paciente.”

No ano de 2017, Ulissys Bandeira entra na Universidade Federal do Acre (UFAC), pelo Sisu, o curso escolhido era Letras Português. “sempre tive muita afinidade com a Língua Portuguesa, literatura, narrativas, produção textual, oratória, poesias e contos, o curso de Letras Português era ideal pra mim.”

O legado que Ulissys Bandeira construiu na UFAC-Campus Floresta, sacudiu Cruzeiro do Sul, uma cidade que, ainda que possuísse um Campus da UFAC há muito anos, não tinha uma cultura universitária. Ulissys atribui o início da sua jornada universitária ao Prof. Dr. Cleidson Rocha, que segundo ele, foi o primeiro Professor a abrir as portas da Universidade e apostar no seu trabalho. “o primeiro evento que eu organizei foi um Sarau Literário no Campus Floresta, junto com o Prof. Cleidson, aquele Sarau foi o maior que já houve na UFAC, quem era acadêmico entre 2017 e 2018 lembra muito bem do sucesso daquele evento, daí em diante fomos fazendo mais e melhor dentro da UFAC, com Semanas Acadêmicas, Gincanas Universitárias que movimentavam a cidade de Cruzeiro do Sul, Calouradas, Recepções aos estudantes que viraram verdadeiros marcos dentro da UFAC.”

Ulissys Bandeira, também tem um grande legado político estudantil dentro da Universidade. Foi eleito com maioria de votos para dois mandatos de Conselheiro Universitário da Ufac nos anos de 2018 e 2019. E ainda esteve Presidente do Diretório Central dos Estudantes do Campus Floresta por mais de 3 anos. “Essa jornada política na UFAC não foi uma jornada só minha, estiveram comigo mulheres e homens que sonham com uma Universidade de todos e para todos, que tivesse no seu tripé universitário o princípio da equidade para efetivar a oportunização do acesso ao ensino, pesquisa e extensão de qualidade para os nossos estudantes.”

Foi sob a gestão de Ulissys no Dce da UFAC que o Movimento Estudantil ganhou notoriedade e passou a ser reconhecido e aclamado não só em Cruzeiro do Sul, mas em todas as cidades do Vale do Juruá. “Foi um trabalho sério, comprometido, dentro da legalidade e com visão de futuro, nós tínhamos que fazer diferente, nós nos propomos a renovar, então tínhamos que trazer o novo. Começamos por estabelecer parcerias entre as repartições da Universidade, para que os direitos e as pautas de reivindicações dos estudantes fossem ouvidas com dignidade. Nós queríamos que os estudantes tivessem voz, e fizemos com que eles a tivessem e fossem ouvidos. Tudo isso sempre com muito respeito e transparência. O DCE saiu de uma instituição desconhecida por parte da sociedade, para uma instituição reconhecida e legitimada pela população, comunidade acadêmica e instituições.”

As palavras de Ulissys não são um exagero, basta observar o que era o Movimento Estudantil antes e depois de Ulissys. Foi na Gestão de Ulissys que se deu prioridade a organização do Movimento, criando atléticas nos cursos, centros acadêmicos, representantes discentes nos colegiados que eram incumbidos de um sentimento de pertencimento a UFAC que só Ulissys conseguia transmitir. Foi na gestão dele que os estudantes da UFAC  conseguiram doar mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis durante 3 anos consecutivos através da maior Gincana Universitária do Estado do Acre, a Gucaf, essa gincana mobilizava alunos, professores, técnicos, sociedade em prol da arrecadação de alimentos, materiais de limpeza, materiais escolares e doação de sangue que eram entregues as famílias dos estudantes de baixa renda da UFAC.

Foi na Gestão de Ulissys a frente do DCE que pela primeira vez se houve uma relação de parceria entre as empresas que forneciam o transporte que coletivo para UFAC, apesar de não haver regulamentação, as empresas sempre atendiam as pautas dos estudantes quanto aos horários e disponibilização de veículos. “O problema do transporte coletivo em Cruzeiro do Sul está longe de ser resolvido. É preciso que o poder legislativo atenda a pauta de reivindicação dos estudantes da UFAC e IFAC e Regulamentem o Transporte Público, só assim teremos mais dignidade no transporte da nossa população, e mais vias de acesso ao transporte em todos os bairros, vilas e ramais, e a possibilidade da Gratuidade e Passe Livre para todos os estudantes e pessoas asseguradas por lei. Cruzeiro do Sul ainda trabalha com leis da década de 90 para o transporte público, e a população não pode conviver com isso. Os vereadores que aí estão nada fizeram em quatro anos, foram procurados, levamos as pautas, e nos deram calados por resposta. Só uma mudança no poder legislativo nos garantirá a Regulamentação desse Transporte Coletivo de Cruzeiro do Sul.”

No movimento estudantil, Ulissys também esteve à frente da difusão das práticas esportivas no Campus Floresta, foram inúmeros Jogos Interatleticas, campeonatos, viagens estaduais e interestaduais que foram garantidas e realizadas durante sua gestão, frutos da parceria e bom diálogo que sempre teve com a gestão superior da UFAC. “Os estudantes sempre estiveram em primeiro lugar.” Foram vários títulos nas mais diversas modalidades esportivas que a UFAC obteve durante os anos da gestão.

Ainda na área dos eventos, Ulissys foi um dos organizadores do Maior Arraial Universitário do Vale do Juruá, o “Arraial da UFAC no Campus Floresta”, foram três edições em que a comunidade pode adentrar a UFAC e experimentar um pouco da cultura universitária e tudo que era preparado pelas atléticas. Em cada edição, o evento proporcionava a participação de mais de 3 mil pessoas e fornecia a renda necessária para que as Atléticas e turmas que estavam organizando suas formaturas pudessem investir em suas atividades ao longo do ano.

Foi na Gestão de Ulissys e em permanente diálogo com a Gestão Superior da UFAC que o número de bolsas foi ampliado, que todos os estudantes da UFAC-Campus Floresta, durante a pandemia puderam receber o auxílio financeiro para ajudar naquele momento de extrema necessidade, que os estudantes lutaram por mais acessibilidade, pela contratação  de intérpretes de libras e Braille, para a aquisição de cadeiras de rodas e foram prontamente atendidos pela gestão superior.

O diálogo de Ulissys e equipe era sempre permanente! Não tinha horário, sempre atentos e fortes! Quando chegou a hora de encerrar sua jornada na Graduação, foi aprovado em 1º lugar para o Mestrado de Ensino em Humanidades e Linguagens da UFAC, fechando com chave de ouro uma jornada que tinha sido iniciada em 2017 e que segundo ele foi o ápice de sua alegria. “Foi um sentimento total e inexorável de dever cumprido! Apesar da rotina da UFAC, eventos, política, esporte, lutas e muito diálogo, consegui concluir minha graduação com boas médias, sem nunca ter sido reprovado em nenhuma disciplina e logo após ser aprovado em 1º lugar no mestrado. A gente sai da UFAC, mas a UFAC, literalmente, não sai da gente. Acredito que isso se deu por esse trabalho cheio de comprometimento e porque realmente convivíamos diariamente com a realidade do estudante, que pega o ônibus todos os dias, as vezes sem dinheiro pra comer, ou tirar xerox e até mesmo para pagar a passagem de ônibus e vai pra Ufac, acreditando que só através da educação as coisas podem mudar, foi convivendo com esses estudantes que a gente transformou o movimento estudantil da UFAC. Um movimento SUPRAPARTIDÁRIO que nasce do sonho e da força de vontade diária dos estudantes.”

Hoje Ulissys Bandeira, está assessor de Departamento da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), representando o Professor Minoru em Cruzeiro do Sul, Minoru este, que é amigo e incentivador de longas datas de Ulissys. Os dois juntos, contam ainda com o Apoio do conhecido Motinha, que está Coordenador da FEM no Juruá. Juntos, os três tem reavivado a representação do Governo do Acre na Cultura Cruzeirense, realizando grandes eventos como a ExpoAcre Juruá, e incentivando a cultura nos espaços culturais como o Teatro dos Náuas, Salão Cultural Cordélia Lima e Biblioteca Pública Padre Trindade. Se hoje, a cultura do Acre tem uma referência e credibilidade em Cruzeiro do Sul, é pelo trabalho incansável de Minoru, Motinha, Ulissys e toda a equipe da FEM.

Perguntado o que acha de toda a história de vida e o legado que tem construído com tão pouco tempo e tão pouca idade, Ulissys fala: “Sou simplesmente um peregrino em sua jornada nessa terra, atuando como um simples e humilde trabalhador na vinha do senhor. A vida é feita do serviço! Não há sentido nela sem o servir! Eu vim para servir e não para ser servido.”

Formação acadêmica.

Ulissys Bandeira, está acadêmico de Mestrando no curso de pós-graduação (Stricto Sensu) em Ensino de Humanidades e Linguagens (Ppehl-Ufac). Acadêmico do Curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (Uninter). Acadêmico de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva (Uniasselvi). Graduado em Letras Português pela Universidade Federal do Acre (2022). Técnico em Enfermagem pela Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha (2017). Foi Conselheiro Universitário (CONSU) na Universidade Federal do Acre – Campus Floresta (2018-2019). Foi Monitor no Centro de Educação e Letras nas Ações contra evasão e retenção nos cursos de licenciatura do Campus Floresta. Foi Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre no Campus Floresta (2018-2022). Foi Pesquisador de Iniciação Cientifica pela Universidade Federal do Acre, trabalhando na área de Literatura Comparada, com ênfase em Teoria da Narrativa. Tem experiência no Ensino Fundamental, Médio e Educação Especial. Foi Assistente Educacional pela Secretaria Estadual de Educação do estado do Acre, na escola de ensino médio e fundamental 1° de maio no município de Mâncio Lima. Foi membro do Grupo de Pesquisa CELSA (Círculo de Estudos da Linguagem no Sudoeste Amazônico), atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de expressão amazônica, literatura oral ribeirinha, relatos de viagem e contos na Amazônia, literatura e cinema na Amazônia, teoria da narrativa. É membro, também, do GEPEd (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação), atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Representações Sociais, Fundamentos da Educação Popular, Alfabetização e Letramento. Com destaque para a colaboração em três projetos de extensão da Universidade Federal do Acre sendo eles: Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica PLEA/UFAC; Silenciamento e (r)existência: do texto regional a leitura global. Foi colaborador do Programa Presídios Leitores / Ufac. No mestrado de Ensino de Humanidades e Linguagens da Ufac, atua como colaborador em projetos de extensão e gestão de plataformas on-line. Está Assessor de Departamento da Fundação de Cultura Elias Mansour, onde está Conselheiro Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade.

Partido e Compromissos

Questionado sobre o partido pelo qual pretende concorrer ao cargo de vereador, Ulissys Bandeira responde que está filiado ao PSDB, o mesmo partido do Professor Minoru Kinpara. Ele destaca que sua decisão pela pré-candidatura a vereador de Cruzeiro do Sul, é porque ele quer mostrar que tem a capacidade de atender as pautas de reivindicações que faz aos vereadores hoje, que é capaz de fazer aquilo que ele acha que os vereadores devem fazer pela população Cruzeirense. “Eu nuca fui filiado a qualquer partido político! Essa é a minha primeira filiação partidária. Outrora recebi convite de outros partidos para que me filiasse, mas a minha postura Suprapartidária na UFAC, não me permitia seguir por esse caminho. Eu tinha que fazer um excelente trabalho no movimento estudantil e provar que não precisava levantar bandeira partidária para fazer isso, e assim o fiz. Hoje não estou mais no DCE, mas continuo acreditando que pode-se fazer política na Universidade sem levantar bandeira de partido, assim como fiz, mas para transformamos nossa sociedade e principalmente nossa Cruzeiro do Sul, precisamos de partidos políticos que caminham conosco dentro da mesma linha de pensamento e que defendam as mesmas causas que estamos dispostos a levar para o legislativo como agente transformado, por isso escolhi o PSDB. Essa é uma caminhada que tenho feito com o Professor Minoru Kinpara.”

Principais Bandeiras: Educação e Mobilidade Urbana.

Ao abordar suas principais bandeiras, o pré-candidato enfatiza seu compromisso com a educação, cultura, esporte, saúde, mobilidade urbana e as causas sociais. Ele ressalta que, apesar de sua afinidade com a educação e mobilidade urbana, sua atuação será abrangente, abarcando todas as áreas necessárias para atender às pautas de reivindicações da população Cruzeirense para o legislativo.

Compromisso de Representação

Questionado sobre o que a população de Cruzeiro do Sul pode esperar caso ele seja eleito vereador, Ulissys Bandeira responde com convicção. Ele se compromete a ser um representante legítimo, pautando sua atuação na honestidade, competência e profundo comprometimento com as demandas do povo Cruzeirense, em especial dos estudantes da UFAC, IFAC e escolas públicas.

Com uma trajetória marcada por pela transformação por onde ele passa e uma conexão íntima com Cruzeiro do Sul, Ulissys Bandeira emerge como uma promissora opção para a representação política cruzeirense. Seus compromissos com a educação, cultura, mobilidade urbana e principalmente, com as Pautas de Reivindicações da população, podem ser fatores decisivos na escolha dos eleitores nas eleições municipais de 2024. O desfecho desta trajetória política será conhecido nas urnas, mas a voz de Ulissys Bandeira já ecoa como uma promessa de mudança para Cruzeiro do Sul.

Perguntado sobre o que é que se precisa pra transformar Cruzeiro do Sul, Ulissys responde: “É preciso ter fibra, raça, não parar em nenhum momento, mudar tudo por onde passar, não ter medo de enfrentar, encarar e ser um trabalhador em prol do povo. E eu te garanto que sou tudo isso e muito mais!”