- Agência de Notícias do Acre – Eliel Mesquita
Abastecimento
A água limpa que cai da torneira da cozinha da casa de Jaiane Souza de Araújo, moradora do bairro Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul, gera satisfação e promove qualidade de vida para a jovem e demais membros de sua família. Fruto da união entre o governo do Acre e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o benefício é fornecido à residência de Jaiane durante os sete dias da semana e de forma ininterrupta.
“Antes, a água chegava na torneira da minha casa durante dois dias da semana, o que nos deixava desabastecidos na maioria das vezes. Era preciso comprar água para o consumo. Hoje, a realidade mudou. O momento em que a gente ligar a bomba [equipamento que distribui o líquido para caixas, torneiras, chuveiros e outros] teremos água limpa e isso é uma bênção. A ampliação do acesso à agua potável é uma iniciativa fundamental para o nosso bairro”, proferiu Jaiane.
A mesma satisfação é demonstrada por Luana do Nascimento, ao ver seus filhos se divertirem com a água limpa que jorra da rede de distribuição do lar onde habitam, no Bairro São José, região periférica de Cruzeiro do Sul. Além deles, outras 40 famílias dali passaram a ter acesso ao recurso a partir da parceria entre Estado e Município.
“Antes, a gente tinha acesso à água por meio da cacimba [poço, cisternas] dos outros, e essa realidade era muito ruim, pois as crianças, por exemplo, adoeciam por conta do consumo de água contaminada. Agora, temos água tratada para todo mundo, o que nos deixa felizes e gratos”, disse Luana.
Ter água limpa nos lares dos cruzeirenses é sinônimo de bem-estar, e uma das políticas executadas para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que é de 0,664, de acordo com o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde 2019, a parceria expandiu em cerca de 36 km a rede de distribuição, com a perfuração de um total de 70 poços artesianos, beneficiando mais 30 mil famílias.
O chefe do Executivo municipal, Zequinha Lima, fala do empenho de sua gestão, que, por meio do fornecimento de equipamentos e mão de obra, une-se ao governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), para a execução da medida essencial para a manutenção da vida da população.
“A Prefeitura de Cruzeiro do Sul trabalha com o sistema alternativo de abastecimento, em áreas urbanas e rurais, e com a perfuração de poços nos locais onde construímos escolas, beneficiando não somente os estudantes, mas toda a comunidade escolar. Às regiões de difícil acesso à água, a gestão Gladson Cameli tem sido nossa parceira e tem nos ajudado a garantir o abastecimento às residências das famílias. Nenhum ser humano sobrevive sem o acesso à água limpa e com essa visão atuamos em prol do nosso povo”, ratifica Zequinha Lima.
Além disso, a união realiza ação educacional, voltada ao uso consciente da água, nas escolas da região. O gestor local do Saneacre, José Braz Pedroza, celebra os frutos da parceria. “Somente com a política de esforços conjuntos foi possível atender tanta gente com água de boa qualidade e própria para o consumo, sobretudo para as populações que residem na zona rural. A parceria também tem nos auxiliado a ir aos colégios para levar orientação aos estudantes, pois eles são vetores de informações às suas famílias”, destaca.
Água para Todos: 22 poços perfurados e mais acesso à agua limpa
O Água para Todos, maior programa de abastecimento do Acre, foi fortalecido em Cruzeiro do Sul, por meio da união entre Estado e o Executivo municipal. O projeto, executado pelo Saneacre, alcançou a ousada meta de perfurar, numa das regiões de maior potencial hídrico do país, um total de 22 poços artesianos, proporcionando a milhares de pessoas o acesso à água potável.
O trabalho das equipes contou com o uso do caminhão perfuratriz, reutilizado após vinte anos de abandono. O veículo garantiu fluidez e redução dos custos na operacionalização dos serviços. Ao todo, foram investidos R$ 2 milhões para solucionar o problema de desabastecimento de bairros e comunidades não interligados à rede de distribuição, em Cruzeiro do Sul.
Com o programa, os executivos estadual e municipal ampliaram, em 3 milhões de litros d’água, a capacidade de distribuição da estação local. “Entendemos que a água é vital para o desenvolvimento humano, por isso seguimos investindo no serviço, priorizando a vida dos cruzeirenses”, garantiu Zequinha Lima.
No auge da pandemia de covid-19, o Água para Todos colaborou para salvar milhares de vidas. “O programa garantiu o abastecimento para unidades de Saúde de Cruzeiro do Sul, o que permitiu aos profissionais a continuidade dos atendimentos à população”, destaca Pedroza.