- Assessoria
Conforme é de conhecimento dos estudantes de medicina que se formam no exterior, para ter seu registro profissional no Brasil é preciso revalidar o diploma. Contudo, o que muitos ainda não sabem é que o Revalida, prova do Governo Federal aplicada pelo INEP, não é a única maneira de revalidar o diploma de medicina no Brasil.
Além da prova do Revalida existem outros meios de revalidar o diploma de medicina expedido por Instituição de Ensino Estrangeira, sendo um deles a Revalidação Simplificada.
Essa modalidade de revalidação é garantida por Lei estabelecida na Resolução CNE/CES nº 1 de julho de 2022, bem como na portaria MEC nº 1.151 de junho de 2023 e é feita por meio de análise de documentos sem a necessidade de provas ou complementações.
O processo se inicia por meio de um requerimento administrativo a uma Universidade Pública Brasileira, entretanto, observa-se que no cenário atual inúmeras faculdades não aceitam revalidar diplomas médicos por meio da Tramitação Simplificada e diante disso surge a necessidade de acionar o judiciário.
Todavia, vale destacar que não são todas as Instituições de Ensino Superior Estrangeiras que estão aptas a esse tipo de revalidação, por isso a importância de estar bem assessorado na hora de revalidar o diploma médico.
Nosso escritório está localizado na cidade de Cascavel, no Estado do Paraná, com atendimento online em todo o Brasil, e possui advogadas especializadas no trâmite administrativo e judicial na revalidação de diplomas estrangeiros através da tramitação simplificada ou assessoria na revalidação através do INEP e cadastramento no Mais Médicos para atuação do exercício da profissão enquanto ocorrerem os trâmites da revalidação.
Estamos à disposição para o esclarecimento de dúvidas e acompanhamento, até a obtenção do tão sonhado CRM.
Quem é a advogada Sarah Lemos?
Sarah Lemos é advogada, inscrita na OAB/PR 119.505, associada da Weirich & Lemos Advogados, pós-graduanda em Direito Médico e Saúde
Telefone +55 (45) 9-9861-7229
E-mail [email protected]