- *Marcellus Campêlo
Dois movimentos importantes acontecem simultaneamente no Amazonas, esta semana, colocando o estado na rota da Agenda Global da Sustentabilidade no mundo. O primeiro deles, é a realização, em Manaus, da 22ª Semana da Sustentabilidade, a Sustainability Week (SW24), evento internacional promovido pelo BID Invest e pela primeira vez realizado fora do perímetro dos Estados Unidos.
O evento, que tem o apoio institucional do Governo do Amazonas, reúne investidores, instituições financeiras e empresas de todo o mundo interessadas em apostar em projetos transformadores. Conta com duas participações do estado: a minha, como painelista, convite que aceitei com muita honra, e a do diretor presidente da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Movimentação de Ativos (Cada), Acram Isper Júnior, como palestrante.
Na esteira da Semana da Sustentabilidade, o estado recebe, também pela primeira vez, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn. Ele participa do evento e também cumpre agenda de visita a obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e, desde que foi criado, há 18 anos, tem a parceria do BID como órgão financiador, mas esta será a primeira oportunidade de mostrar diretamente ao presidente do banco os resultados alcançados no estado.
Economista, Ilan Goldfajn nasceu em Israel, mas mudou-se para o Rio de Janeiro ainda muito jovem, fazendo carreira no Brasil e aqui criando laços profundos. Ele tomou posse no BID em dezembro de 2022, prometendo fazer um trabalho que orgulhe o Brasil e a América Latina. É uma pessoa que se mostra especialmente preocupada com a preservação ambiental e a proteção da floresta Amazônica.
Em Manaus, o presidente do BID visita obras do Prosamin, passando pelo Parque Senador Jefferson Peres e pelo Residencial General Rodrigo Otávio. O parque foi inaugurado em 2009, na primeira fase do Prosamin, reformado na atual gestão. No local, era uma área de ocupação irregular, com palafitas que se estendiam entre os igarapés do Bittecourt e de Manaus. Situado no entorno do Centro Cultural Palácio Rio Negro, hoje integra um dos mais importantes cartões postais da cidade. Recebe entre 1,5 mil a 2 mil pessoas ao dia e é gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).
Já o Residencial Rodrigo Otávio, na zona sul, é o primeiro conjunto habitacional entregue pelo novo Prosamin+, inaugurando uma nova tipologia, diferente dos modelos das etapas anteriores do programa. O conceito arquitetônico é moderno, sustentável e mais integrado à arquitetura da cidade. No local, estão 32 famílias reassentadas das comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, zona sul, áreas onde enfrentavam problemas com as alagações. Hoje, residem em apartamentos de 50,65 metros quadrados, com dois quartos, sala e cozinha em conceito aberto, banheiro com acessibilidade e varanda, e com vaga de estacionamento.
São dois exemplos – o parque e o conjunto residencial – de como o programa tem atuado de maneira transformadora na vida das pessoas e da cidade. O Prosamin, hoje, é uma referência, por realizar obras que promovem, também, o desenvolvimento social e garantem a preservação ambiental.
O programa é um exemplo bem em sintonia do que está sendo discutido na 22ª Semana da Sustentabilidade, que começou dia 11 e segue até 13 de junho, no Centro de Convenções Vasco Vasques. No evento, cinco temas são abordados: Investimento de Impacto, Amazônia, Inclusão, Bioeconomia e Mudanças Climáticas. Além disso, também estão em pauta as ferramentas, práticas e experiências que estão moldando o futuro do impacto sustentável no país e no mundo, envolvendo energia renovável, conservação da biodiversidade, gestão de recursos hídricos, economia circular, dentre outras iniciativas.
O evento tem o apoio, pelo Governo do Amazonas, da UGPE, da Cada, da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da SEC. No painel para o qual fui convidado a participar, falo sobre “PPP (Parceria Público-Privada) sustentáveis: da preparação ao financiamento”. Na minha participação, destaco a importância das PPPs como mecanismo de promoção de infraestrutura e como pode influenciar para se alcançar os objetivos de sustentabilidade socioambientais, nos projetos de desenvolvimento.
Participam como palestrantes no evento Luiza Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza; Aitor Ezcurra, diretor de investimentos do BID Invest; Jorge Rubio, diretor-executivo e chefe global do Banco Citi; Denis Minev, diretor-presidente da Bemol; Mauro Correa da Costa, gerente sênior de Relacionamento e Abastecimento da Sociobiodiversidade da Natura; e Devanyr Aquino, superintendente executivo de Inteligência de Dados do Bradesco.
Com um público seleto, o evento atrai olhares do mundo inteiro. Uma janela de oportunidades de negócios e de formação de parcerias estratégicas. Uma chance ímpar de mostrar o trabalho que aqui executamos, os atrativos e as potencialidades para investimentos sustentáveis no estado, que nos ajudarão a manter a floresta em pé, como defende o governador Wilson Lima, gerando oportunidades para a população.
O BID Invest, que está à frente da SW24, tem um trabalho reconhecido na articulação e captação de investimentos da iniciativa privada para projetos de sustentabilidade e o Amazonas se mostra aqui como um estado com todo potencial para receber os olhares desse grupo de empresas disposto a iniciativas que possam fazer a diferença na vida das pessoas.
A instituição promotora do evento faz parte do Grupo BID, com o qual o Governo do Amazonas já tem uma sólida parceria, como frisei anteriormente, com grandes resultados no estado, em projetos de saneamento básico, urbanização e moradias de qualidade para a população. São exemplos o Prosamin+, na capital, mas também o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), concluído em Maués e em início de atividades em Parintins. Há, também, projetos relevantes com financiamento do BID na área de ensino, como é o caso do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam).
O BID tem sido grande aliado nesse processo de transformação pelo qual passa o Amazonas, desde 2019, quando o governador Wilson Lima assumiu a administração estadual. O Governo do Amazonas tem investido muito forte na preparação dos municípios para o futuro, criando as bases para cidades mais sustentáveis, humanas e que propiciem qualidade de vida para os seus moradores. Dentro desse contexto, o estado está aberto e precisa de parceiros que também apostem nesse caminho para o futuro.
*Marcellus Campêlo é engenheiro civil, especialista em saneamento básico; exerce, atualmente, o cargo de secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE