- Da Redação – Elson Costa
O Centro de Convivência do Idoso de Cruzeiro do Sul com apoio de parceiros – Secretaria Municipal de Assistência Social da prefeitura, Conselho do Idoso, Pastoral do Idoso, Centro de Especializado em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – realizou neste sábado (15), Dia Mundial Dia de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, uma caminhada de conscientização pelas ruas do centro da cidade.
A caminhada iniciou num dos portais da Avenida Coronel Mâncio Lima e se encerrou na frente da Agência do Bradesco onde foi servido um saboroso café da manhã depois da participação dos representantes dos diversos órgãos e entidades que estavam representadas que destacaram a importância da conscientização e combate a violência contra os idosos e da campanha Junho Violeta que tem como tema “Silêncio é Cumplicidade, denunciar é Ajudar”.
A representante da Pastoral do Idoso, a professora Celene Lourenço destacou a atitude muito louvável da equipe do Centro do Idoso. “Nosso idoso é uma biblioteca viva e merece sempre muito respeito. Parabenizo a equipe do Centro do Idoso, coordenado pela Grazi e todos os setores que apoiam esta campanha que merecem nossos aplausos. Queremos que todos os idosos sejam respeitados”, disse.
A coordenadora do Centro do Idoso, Grazi Ramos, destaca que a campanha Junho Violeta trabalha um conjunto de atividades voltadas para a conscientização da não violência contra a pessoa idosa que em 2024 tem como tema Envelhecer Com Dignidade É Um Direito que tem como principais ações palestras voltadas para jovens e adolescentes nas escolas e também uma palestra pela Polícia Militar no Centro de Convivência do Idoso.
Além da caminhada a programação da campanha Junho Violeta tem ainda uma panfletagem no centro da cidade nesta segunda-feira (17) com apoio da Polícia Militar, através da Operação Virtude que é voltada para questão do enfrentamento da violência contra a pessoa idosa e será encerrada no dia 27 de junho no Complexo Esportivo com a apresentação de um relatório das atividades realizadas numa grande festa com a participação dos idosos.
Maria Aparecida, representante do Conselho do Idoso, que tem o papel de criar políticas públicas para beneficiar as pessoas da melhor idade, além de fiscalizar destaca que é feito um trabalho todos os meses para que a sociedade saiba que tem um órgão competente que acompanha a violência contra a pessoa idosa. “O Centro de Convivência do Idoso faz um trabalho de excelência em todo o Acre com apoio do Banco Santander”, disse.
A secretária Adjunta de Assistência Social, Rosa Lima, parabenizou a equipe do Centro do Idoso e os demais órgãos parceiros. “Não comemoramos porque sabemos que na nossa cidade ainda tem muitos idosos que sofrem a violência e precisamos chamar atenção das crianças, adolescentes e pessoas de meia idade para cuidar dos seus idosos e o prefeito Zequinha Lima garante as condições para que esse trabalho possa ser realizado”, disse.
Edna Fonseca, Secretária de Assistência Social, destaca o trabalho realizado pela gestão do prefeito Zequinha Lima, através do Centro de Convivência do Idoso que realiza um trabalho de muita importância para os idosos em vulnerabilidade que lá se sentem acolhidos e respeitados pelo trabalho das equipes do Creas e CRAS pelas políticas publicas desenvolvidas levam a conscientização dos direitos das pessoas idosas.
“O Centro de Convivência do Idoso mantido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza muitas atividades para acolher os idosos que vivem em vulnerabilidade social com uma equipe de profissionais de diversas especialidades que garantem um atendimento personalizado, além da socialização dos idosos que se sentem bastante acolhidos e respeitados e ainda são conscientizados dos seus direitos”, disse.