- Assessoria
Emendas destinadas pelo parlamentar custeiam projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça em todo o estado
Nesta segunda-feira, 24, o senador Alan Rick (União Brasil) participou da entrega das cartilhas do projeto “Cidadania e Justiça na Escola”, na Escola Estirão do Caucho, na Aldeia Igarapé do Caucho, às margens do Rio Muru, em Tarauacá. O projeto é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Acre com apoio do parlamentar, através da destinação de emendas.
“O Tribunal de Justiça desenvolve diversos projetos e sempre estamos apoiando com os recursos das emendas. Aqui, por exemplo, as cartilhas em quadrinhos foram impressas com parte da que destinei no valor de R$ 200 mil. É um lindo projeto que leva a educação cidadã às nossas crianças e adolescentes das escolas de todo o estado e chega aos lugares de mais difícil acesso. Por sorte nossa o ramal está aberto, mas sabemos que boa parte do ano só é possível chegar aqui na Aldeia de barco. Imagina com o rio seco, como é complicado”, colocou o senador.
A desembargadora Regina Ferrari, presidente do Tribunal de Justiça e governadora em exercício, explicou que além das Cartilhas da Justiça, o projeto também leva palestras às escolas. “As palestras trazem temas voltados ao respeito ao outro, como as nossas crianças podem ser agentes da paz, são eles que são o nosso presente e o nosso futuro. Estamos gratos ao apoio do senador em a mais esse projeto. Ele que é um parceiro”, disse a desembargadora.
“Nossas cartilhas trazem conscientização sobre direitos e deveres, ensinam como a nossa sociedade está organizada. O que é que faz um juiz, o que é que faz um promotor de justiça, um senador, as nossas polícias”, esclareceu a desembargadora Valdirene Cordeiro, titular da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ).
“Quero agradecer a parceria do senador Alan Rick e do Tribunal de Justiça do Acre. Isso, com certeza, vai somar muito na educação dessas crianças aqui da comunidade e só temos a agradecer. Sabemos que toda sociedade, índia ou não índia precisa da educação para se organizar melhor”, disse o diretor da escola Nonato de Lima Kaximawá.
Também estiveram presentes o desembargador e corregedor geral de Justiça Samuel Evangelista, o juiz Robson Shelton Medeiros, que responde pelas comarcas de Feijó e Tarauacá, o promotor de justiça Lucas Bruno Iwakami, o defensor público de Tarauacá, Rodrigo Lobão, a prefeita Néia, representantes das polícias civil e militar, da Secretaria de Educação do Estado e vereadores.
O senador Alan Rick participou ainda da inauguração do primeiro Ponto de Inclusão Digital da justiça acreana instalado em território indígena, justamente na Aldeia Igarapé do Caucho e já na zona urbana de Tarauacá, acompanhou uma ação do Projeto Abraçando Filhos, realizado pelo TJAC com o objetivo de contribuir para a reaproximação de mães reeducandas com seus filhos, permitindo fortalecer o processo de reestruturação familiar.