Prefeitura de Tarauacá reinaugura com grande festa o Teatro Municipal José Potyguara

O teatro José Potyguara foi reconstruído com recursos de emenda parlamentar da então senadora Mailza Assis

Na tarde desta segunda-feira (01) a Prefeitura Municipal de Tarauacá realizou uma grande festa e recebeu convidados para comemorar a reinauguração do Teatro Municipal José Potyguara que foi totalmente reconstruído com recursos de emenda parlamentar da então senadora Mailza Assis, atual vice-governadora.

Além de personalidades e da população tarauacaense prestigiaram a reinauguração Teatro Municipal José Potyguara o presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kinpara e a vice-governadora Mailza Assis, autora da emenda parlamentar que garantiu a reforma e reconstrução da mais antiga casa teatral do Estado do Acre inaugurado em 1.932.

A prefeita Maria Lucineia fez um agradecimento especial a vice-governadora Mailza Assis pela emenda parlamentar de seu mandato de senadora, em 2021,  que garantiu a restauração do prédio e ao senador Márcio Bittar e ao ex-deputado Jesus Sérgio que alocaram emendas destinadas à aquisição de equipamentos.

Maria Lucineia agradeceu ainda ao governador Gladson Cameli que, através da Fundação Elias Mansour (FEM), garantiu todo apoio técnico e ao presidente da FEM, Minori Kinpara, que não mediu esforços para ajudar no grandioso trabalho de reconstrução do mais antigo teatro do Acre que foi inaugurado na época da borracha, em 1932.

Teatro José Potyguara foi totalmente restaurado

O Teatro José Potyguara, de Tarauacá, é o mais antigo do Acre, inaugurado em 26 de janeiro de 1933 e teve como figuras centrais, em seu início, o escritor José Potyguara e o maestro Mozart Donizetti, autor da música do Hino Acreano e desde antes da gestão da prefeita Maria Lucineia estava abandonado sem condições adequadas para uso e totalmente destruído.

Desde o início de seu mandato a prefeita Maria Lucineia colocou com uma das prioridades a restauração da antiga casa de teatro do município e em uma de suas viagens em Brasília, em 2021, procurou a então senadora Mailza Assis com o projeto de reconstrução e foi imediatamente atendida pela senadora que destinou os recursos para a reconstrução do teatro.

A vice-governadora Mailza Assis parabenizou a prefeita Maria Lucineia e sua equipe pela decisão de reconstruir ao Teatro José Potyguara e demonstrou sua satisfação em ter garantido os recursos, através de emenda parlamentar de seu mandato de senadora, a pedido da prefeita, para beneficiar a área cultural do município de Tarauacá e do Acre.

O presidente da Fundação Elias Mansour, professor doutor Minoru Kimpara, destacou o importante evento de reinauguração do Teatro Municipal José Potyguara, espaço cultural de grande importância para o município de Tarauacá e para o Estado do Acre ao parabenizar a prefeita Maria Lucineia, sua equipe pela reabertura do teatro.

O ex-deputado Jesus Sérgio, que também contribuiu com recursos para a aquisição de equipamentos para o Teatro José Potyguara, demonstrou sua satisfação com a grande conquista da gestão da prefeita Maria Lucineia ao destacar que o teatro é um símbolo da cultura de Tarauacá e também de todo o Acre, ao agradecer os parlamentares que garantiram os recursos.

O belo Teatro Municipal José Potyguara é um patrimônio histórico de Tarauacá e do Acre

O Teatro Municipal José Potyguara surgiu do anseio da elite local, foi construído na administração de José Florêncio da Cunha, o Cazuzinha, prefeito do município de 1930 a 1934. Cazuzinha havia fundado, em 1918, um dos mais duradouros e importantes jornais da cidade, A Reforma, que circulou até 1938. Ele também era avô do médico e escritor Djalma Batista.

O projeto arquitetônico do teatro foi elaborado por José Potyguara, então promotor de Justiça. O prédio, de construção mista, era de madeira de lei sobre base de alvenaria, medindo, conforme dados da época, “40 palmos de frente por 100 palmos de fundo, contendo um vestíbulo de 20 palmos; um salão de 50 palmos; caixa de Teatro com palco e camarins”.

Sua construção teve a direção de Potyguara, foi executada na parte de alvenaria pelo “competente artista Sebastião Alves Maia”, português que viveu muitos anos em Tarauacá e foi responsável por construir os primeiros prédios em alvenaria da cidade, falecido em Manaus em 1934.

Vídeo repórter Chiquinho R7 com a vice-governadora Mailza Assis