- Da Redação
A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizaram, na manhã desta quinta-feira (11), no auditório do Instituto Tocatinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Faculdade de Medicina de Cruzeiro do Sul, um Encontro de Negócios da Cadeia Produtiva da Suinocultura no Juruá.
Diversas autoridades prestigiaram o encontro: secretário da Seict, Assurbanipal Mesquita, presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, prefeito Zequinha Lima, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (ACECS), Assem Cameli, presidente do Instituto de Defesa Animal e Florestal (IDAF), José Francisco Tum.
A coordenadora da Federação da Indústria do Acre (Fieac), Janaína Terças, o presidente da Cooperativa de Suínos de Cruzeiro do Sul (Coopsuínos), além dos representantes da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Marcos Barbosa, do Banco do Brasil e Sicred, entre outros, também prestigiaram os debates e palestras do encontro.
O encontro teve a participação especial do engenheiro Civil Lucas Cruz, representante da Dom Porquito, uma moderna empresa de criação e abates de suínos estabelecida em Brasileia e único frigorífico do Brasil autorizado a exportar carne suína para o Peru que gera mais de 450 empregos diretos e tem um objetivo de expandir os negócios para o Juruá.
O Secretário Assurbanipal destacou a importância do encontro sobre a Cadeia Produtiva da Suinocultura realizado no Juruá momento que destacou que a empresa D. Porquito é um exemplo de sucesso na região do Alto Acre que tem garantido o mercado local e exportado para o mercado internacional e compra suínos de outros estados para o Acre.
“O governo do Estado vem investindo na melhoria do ambiente de negócios e fortalecendo o setor empresarial e produtivo nas áreas urbana e rural e diversas cadeias produtivas e muitos empreendedores e empresários tem acreditado nas políticas do governo investindo e inclusive prosperado”, disse.
O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, depois de cumprimentar os presentes e destacar a presença da representante da Fieac, Janaína Terças, única mulher na mesa de autoridades, afirmou que o projeto do governo do Estado de apoio a cadeia produtiva da suinocultura no vale do Acre e agora no vale do Juruá tem todo o apoio do poder legislativo.
“A Assembleia Legislativa tem um trabalho de apoio e ajuda ao governo do Estado e esse projeto tem o apoio também da prefeitura e da classe empresarial. Nesta quarta-feira (10) aprovamos um projeto de empréstimo de R$ 380 milhões recursos para fomentar a produção no estado do Acre. Sem produção não tem como se desenvolver”, disse.
O prefeito Zequinha Lima parabenizou a Seict pela organização do encontro da cadeia produtiva da suinocultura e a busca das necessidades e solução dos problemas ao ressaltar que um deles é a construção de um frigorífico para atender o setor momento que destacou um investimento do empresário James Cameli na produção de soja e milho.
“Precisamos destacar esse investimento do empresário James Cameli que com certeza vai baratear os insumos que são adquiridos para alimentar os suínos. Da nossa parte pode contar conosco para buscar parceiros para fortalecer os produtores. O caminho é esse sem perder de vista a ligação com o Peru. Bom encontro para todos”, disse o prefeito.
O empresário Assem Cameli destacou que o encontro vai fomentar os produtores da cadeia da suinocultura e melhorar as condições dos criadores que enfrentam muitos problemas para produzir e com os investimentos do governo do Estado terão com certeza a garantia de um mercado para venda.
O presidente da Cooperativa de Suínos do Juruá, que tem 38 cooperados destacou que os produtores enfrentam problemas difíceis como o valor dos insumos fora da realidade que tem inviabilizado a criação, além da falta de equipamentos para fazer a ração ao ressaltar que atualmente os produtores ainda não conseguem abastecer o mercado local.
“Aqui tem pessoas que tem potencial de chegar a ser exportador de carne de suíno para o Peru, mas ainda não temos um abatedouro só para suínos, mas fico feliz pelo convite feito pela Janaina Terças para esse encontro que pode significar o início de dias melhores e investimentos do governo como é feito na produção do café”, disse.
O presidente do IDAF, Francisco Tum, destacou a importância do encontro ao agradecer ao secretário Assurbanipal e ao governador Gladson Cameli que não tem medido esforços em investir para melhorar a produção tanto na área animal quanto vegetal em todo o Estado do Acre, inclusive com a contratação de muitos servidores para melhorar o serviço prestado.
“A D. Porquito, que tem o apoio do governo do Estado, é um trabalho que tem reconhecimento nacional e o trabalho do IDAF é também preventivo contra doenças. Estamos com nossa equipe e equipamentos totalmente reestruturados para que se possa fazer um trabalho de excelência. Quero parabenizar os produtores, o governo do Estado e a Assembleia Legislativa, que tem sido grande parceria, por esse trabalho”, disse.
O secretário Assurbanipal Mesquita destacou a presença ilustre da comitiva peruana de Ucaialy, composta pelo prefeito de Atalaia, diretora da Câmara de Comércio de Pucalpa, prefeita de Pucalpa e representantes do governo de Pucalpa e do alcaide da província de Coronel Portillo que vão participar do Encontro de Integração Acre/Ucayali.
Veja o que disseram:
Secretário Assurbanipal Mesquita
Secretário José Francisco Tum
Prefeito Zequinha Lima
Presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga