Presidente do TRE/AC e a Juíza Eleitoral da 4ª Zona debatem com MP e forças de segurança do Juruá eleição de outubro

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), desembargador Júnior Alberto e a Juíza da 4ª Zona Eleitoral, Rosilene de Santana Souza se reuniram na manhã desta quarta-feira (24), com representantes do Ministério Público e das forças de segurança para debater sobre os preparativos para o pleito de 6 de outubro.

O encontro aconteceu no auditório do Cartório da 4ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Sul com a presença do Promotor Eleitoral, de representantes da Delegacia da Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro que estarão diretamente agindo dentro das suas atribuições para garantir a lisura da eleição.

O desembargador Júnior Alberto fez uma explanação sobre a expectativa do TRE/AC de realizar de um pleito eleitoral dentro da normalidade para garantir que o eleitor possa escolher seus representantes no Executivo e também no parlamento com apoio dos órgãos de segurança pública que serão de fundamental importância para um resultado satisfatório.

Ao destacar sua satisfação de estar presente na sede da 4ª Eleitoral que tem como Juíza Eleitoral a Juíza de Direito Rosilene de Santana Souza, empossada recentemente para conduzir os destinos da eleição que deverão acontecer com regularidade com o trabalho das equipes do TRE/AC que estarão muito atentas para coibir delitos eleitorais.

“Estamos tomando providências para a distribuição das urnas que serão enviadas as zonas eleitorais da zona urbana e na zona rural, através de barcos, veículos e de helicóptero numa logística de grande porte que envolve desde a preparação das urnas nas sedes dos cartórios eleitorais até a sua distribuição nas sessões”, disse.

O desembargador Júnior Alberto informou que já visitou todos os municípios sede de zona e o Cartório Eleitoral de Cruzeiro do Sul é o último que visita para tomar medidas acautelatórias para garantir que o pelito eleitoral ocorra dentro da normalidade momento que pediu o apoio dos servidores, dos eleitores e das forças de segurança.

A juíza eleitoral da 4ª Zona, Rosilene Santana, que assumiu recentemente o Cartório da 4ª Zona Eleitoral, destacou a importância da reunião com os representantes das forças de segurança num encontro de suma importância para garantir a lisura do pleito eleitoral e o TRE está muito empenhada e a população pode ter a certeza que se terá uma eleição segura.

O tenente-coronel PM, Edvan Rogério, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) de Cruzeiro do Sul, que atua na região do Juruá, destacou a disposição do Comando da Polícia Militar para garantir apoio ao TRE/AC para que se possa ter um pleito de bastante tranquilidade e segurança nos cinco municípios que compõe a regional do Juruá utilizando todo o seu efetivo e estrutura.

“Todo nosso efetivo e estrutura como carros, caminhonetes, motocicletas e até embarcações estarão disponíveis para o trabalho de segurança da eleição. Agora temos uma facilidade de ter uma estrutura bem melhor do que antes de forma que tenhamos uma logística necessária para se ter uma eleição de muita tranquilidade no quesito segurança”, disse.

O delegado da Polícia Federal (PF), Edmilson Cavalcante de Oliveira, destacou que o efetivo da instituição estará atuando na segurança da eleição nos municípios da 4ª Zona Eleitoral. “A Polícia Federal estará presente com suas equipes, em Feijó terá uma equipe de Rio Branco e em Cruzeiro do Sul e nos demais municípios da regional as equipes serão da Delegacia de Polícia Federal (DPF)”, disse.

Representantes do C.Fron Juruá;61ª BIS participaram da reunião