- Agência de Notícias do Acre – Tácita Muniz
Os condutores que passaram pela Estrada Dias Martins na manhã deste sábado, 27, tiveram uma boa surpresa. As equipes de Educação e Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) organizaram, em frente ao Colégio Estadual Armando Nogueira, um pit-stop educativo em alusão ao Dia do Motociclista.
Levando orientações importantes, mensagens educativas e oferecendo a higienização de capacetes, quase 600 motociclistas foram abordados em algumas horas de atividade. Em todo o Acre, mais de 150 mil motociclos (motos, motonetas e triciclos) estão registrados, em um universo de 355.983 mil veículos pertencendo à frota acreana.
“Estamos com essa ação para lembrar aos motociclistas, muito mais vulneráveis no trânsito, que eles precisam cuidar da própria segurança e transitar com mais cautela. O único item de segurança de quem conduz uma moto é o capacete, por isso a importância de mantê-lo em boas condições. Hoje o dia é do Motociclista, mas a consciência no trânsito é uma tarefa de todos”, destacou a Cléia Machado, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran.
A tenda onde estava sendo realizada a higienização de capacetes não ficou vazia um minuto sequer. Mototaxistas, motofretistas e entregadores, que vivem o dia a dia das ruas durante suas atividades de trabalho, foram os mais interessados.
“É uma coisa diferente, que nem todo dia que a gente vê. As pessoas veem o Detran na ativa e pensam que é somente para multar ou algo do tipo, mas eles estão conversando com a gente, fazendo a galera repensar suas atitudes, cuidando dos capacetes. Uma ação maravilhosa, eu gostei”, disse o garçom Wesley Fernandes.
Durante toda esta semana as equipes do Detran intensificaram o trabalho nas ruas. Na quinta-feira, 25, quando se comemorou o Dia do Motorista, os educadores estiveram em grandes pontos de circulação para abordar condutores, entregar material educativo e a lixeirinha veicular.