Calor intenso durante a semana precede chegada de mais uma onda de frio polar, alerta Davi Friale

Novos recordes de calor poderão ser registrados durante esta semana no Acre, que poderá também ter chuvas, inclusive com temporais em pontos de alguns municípios acreanos e no final de semana está prevista a chegada de mais uma onda de frio polar, alerta o pesquisador do tempo, Davi Friale, em seu site “O Tempo Aqui”.

A semana que começou com registro da maior temperatura do ano na capital do Acre, com a marca de 37,1ºC, às 14:00 horas e uma umidade relativa do ar de 28%, ou seja, caracterizando o estado de atenção para a saúde humana. No último dia 13, o Acre registrava a menor umidade do ano, com, apenas, 20%, provocando o estado de alerta.

A previsão de Friale é que teremos dias quentes e secos, até a próxima sexta-feira, dia 23, com alta probabilidade de novos recordes de calor e de baixa umidade do ar. As chuvas poderão ocorrer durante esta semana, com média probabilidade de temporais, ou seja, chuvas fortes, raios e ventanias, principalmente no próximo fim de semana, quando chega ao Acre a décima terceira onda polar de 2024, provocando a oitava friagem do ano.

“Portanto, após muito calor, o próximo domingo será frio, com ventos intensos, soprando com fortes rajadas. No entanto, a onda polar começará a chegar no sábado, com fraca intensidade, porém, ficando forte no domingo e na segunda-feira”, informa Davi Friale que destaca que esta quarta-feira (22) será muito quente, mas pode chover rápido.

A intensa fumaça, que marcou os últimos dias no Acre, começa a diminuir, como previsto e anunciado por nós, tendo em vista que os ventos passaram a soprar da direção norte, ou seja, empurrando de volta para o território boliviano, onde ela se originou, como consequência das intensas queimadas no país vizinho.