Friagem começa chegar na noite deste domingo: 23º C no tótem digital da Oftalmed

A quarta onda polar do ano que chega ao Acre trazendo a oitava friagem de 2024, anunciada pelo estudioso do tempo Davi Friale, começa a chegar no vale do Juruá com ventos amenos. Neste domingo (25), em Cruzeiro do Sul, o dia foi ensolarado, mas com temperaturas menores do que dos dias da semana que passou.

Apesar da previsão de chuva o domingo foi de sol e ventos desde cedo da manhã quando se percebeu a mudança da temperatura que no sábado e nos outros dias da semana foram de bastante calor. Nas árvores podia se perceber a presença dos ventos que anunciavam mais uma friagem que, quase sempre, ocorre de forma bastante reduzida e rápida.

Ventos durante o dia anunciaram a chegada da friagem

Segundo Davi Friale será uma forte onda de frio polar, mas não em relação à queda da temperatura, mas com ventos intensos e abrangência, pois será sentida em todo o Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás (centro, sul e oeste), Amazonas (centro, sudeste, sul, sudoeste e oeste), Bolívia (planícies) e Peru (região de selva), além de vários outros estados.

Davi Friale, o mago do tempo no Acre

O estudioso do tempo relata que as menores temperaturas, que serão registradas ao amanhecer de segunda-feira e de terça-feira, deverão oscilar entre 13 e 16ºC, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e municípios vizinhos e entre 17 e 20ºC, em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e em todo o vale do Juruá.

Friale alerta para a extrema baixa umidade do ar que poderá ficar entre 15 e 25%, a partir deste domingo e que deverá durar por vários dias consecutivos lembrando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que fica caracterizado o estado de atenção para a saúde humana quando a umidade ficar entre 21 e 30%.

O Acre ficará em estado de alerta, se a umidade ficar situada entre 12 e 20%, mas até o momento, a menor umidade relativa do ar registrada no Estado neste ano, foi de 20%, na capital Rio Branco, no último dia 13 de agosto. Nesta Segunda-feira (26) a previsão e de ventos intensos, baixa umidade e noite fria no Acre