- Assessoria
A desembargadora Mirza Telma, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e sua equipe, visitou nesta quarta-feira (28), o Núcleo de Operações com Cães do 9º Grupamento de Polícia Militar (9º GPM), sediado em Guajará, para conhecer o trabalho de implantação e estruturação do canil.
O canil do 9º GPM foi construído com recursos originários dos Acordos de Não Persecução Penal lavrados pela Promotoria de Justiça de Guajará-Am, com o objetivo da realização de operações, barreiras policiais e prestar apoio a outros órgãos de Segurança Pública da região do Vale do Juruá no combate a criminalidade com apoio de cães policiais.
.
O projeto do canil do 9º GPM iniciou com a colaboração do Poder Judiciário do Amazonas, por meio da Vara Única de Guajará, de titularidade do Dr. David Nicollas Vieira Lins, juiz de direito.
.
O Capitão QOPM Silva Farias, comandante do 9° GPM, destacou a importância do emprego de cães por conta da posição geográfica que se localiza o município de Guajará-Am, por fazer divisa com o Estado do Acre e a proximidade com a fronteira do Peru.
.Na visita da desembargadora Mirza Telma foi realizada uma apresentação de detecção de entorpecentes em ambiente fechado e aberto onde foi utilizada a cadela BERETTA, da raça pastor belga malinois, conduzida pelo Cabo PM Geovane Mattos, especialista no treinamento de cães para emprego policial.