Encontro de Gestores 2024 fortalece a liderança e a cooperação no TRT da14ª Região

O evento teve como foco o desenvolvimento humano, a gestão empática e eficiente.

O Encontro de Gestores 2024 do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), promovido pela Escola Judicial da 14ª Região (Ejud14), ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro. A abertura do evento contou com a palestra do facilitador e professor de pós-graduação, João Palmeira da Silva Junior, e foi realizada em formato híbrido no auditório do TRT-14 e transmitida pela plataforma Zoom, para quem não pôde participar presencialmente.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano com foco no bem comum, o encontro preparou os(as) gestores(as) para um bom relacionamento interpessoal, capacidade de lidar com conflitos, exercício da liderança, percepção das necessidades da população e trabalho em equipe.

A diretora da Ejud-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, abriu o encontro, destacando a importância da participação de todos os gestores e gestoras para o aprimoramento das atividades das unidades do regional. “Vivemos tempos desafiadores e é fundamental que estejamos alinhados com as demandas do futuro. Juntos, podemos explorar maneiras de implementar práticas que promovam uma gestão mais eficiente, mais empática e, sobretudo, mais humana”, ressaltou.

O evento ofereceu ferramentas para que os(as) participantes criassem soluções inovadoras para superar desafios complexos do dia a dia. Contou com palestras e workshops ministrados pelos especialistas João Palmeira da Silva Junior, que abordou o tema “7 Hábitos para Gestores Altamente Eficazes (parte 1)”, e Igor Henrique Rodrigues, que discutiu o tema “Processamento”. O workshop foi realizado nas instalações da Escola Judicial.

A programação incluiu ainda um sarau artístico, ao som de música ao vivo com o objetivo de valorizar os(as) gestores(as), fomentar a cultura e promover a interação entre os(as) participantes. Esse momento cultural buscou criar um ambiente colaborativo, onde puderam se expressar e se conectar com outros(as) amantes da arte.

Cesarineide ressaltou que o sarau é um momento de celebração da criatividade e da diversidade artística, além de proporcionar aos(às) participantes a oportunidade de se conectar com colegas em um ambiente descontraído e enriquecedor.

Para os gestores e gestoras, o encontro é sempre uma experiência enriquecedora, que proporciona muitos aprendizados, troca de experiências e contribui para fortalecer os laços, promovendo um clima de cooperação e inspiração mútua.