Sindgraf apresenta à empresários do setor gráfico o Programa Comprac que já beneficia diversos setores da economia

O presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Acre (Sindgraf), José Afonso, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (14), na sede da Unidade Regional do Serviço Nacional da Indústria (Senai), com representantes das empresas gráficas de Cruzeiro do Sul para apresentar o Programa do governo do Estado de Compras Governamentais (Comprac).

Reunião com os empresários do setor gráfico de Cruzeiro do Sul apresentou o programa de Compras Governamentais do Acre

O governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) amplia para o vale do Juruá o Programa de Compras Governamentais, que já beneficia diversos setores da economia e nesta reunião foi apresentado também o Edital publicado na busca de uma ampla participação dos empresários de todos no certame.

José Afonso destaca a importância dos empresários do setor gráfico de Cruzeiro do Sul se sindicalizarem e aderirem ao Programa Comprac que já tende os setores de malharia, alimentos, moveleiros, cerâmico e gráfico para garantir a geração de empregos, através das indústrias e ainda renda e faturamento para as empresas.

“Trouxe como exemplo para mostrar aos empresários de Cruzeiro do Sul uma compra realizada pela Secretária de Estado de Saúde que investiu R$ 6 milhões em compras governamentais para cerca de 17 gráficas da capital e todos os empresários ganharam, inclusive tinham reduzido o quadro de funcionários e todos contrataram dois ou três funcionários”, enfatiza.

José Afonso faz um agradecimento especial ao secretário da Seict, Assur Barbary, ao presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano, que tem feito a mediação e principalmente ao governador Gladson Cameli que tem incentivado e garantido os pagamentos das compras. “Isso é muito importante para as empresas que é entregar e receber”, disse.

O presidente do Sindgraf destaca que não há nenhuma reclamação das empresas referente ao pagamento das compras feitas pelo governo do Estado e outra pauta que será levada ao secretário Assur e ao presidente José Adriano será a regionalização com a adesão da prefeitura de Cruzeiro do Sul e demais prefeituras da região do Juruá.

O coordenador da Seict no Juruá, Alcy Costa, destacou que o governador Gladson Cameli tem tido a preocupação de fortalecer as indústrias do Estado, através do programa de Compras Governamentais e agora o presidente do Sindgraf apresenta o programa aos empresários de Cruzeiro do Sul para que possam se credenciar para participar desse incentivo.

“O Comprac do governo do Estado tem fortalecido vários setores como moveleiros, malharias que fornecem os fardamentos para os nossos alunos, alimentos, construção, gráficos e com isso geram muitos empregos e  a ideia é ampliar para as regionais  garantindo o fortalecimento do setor industrial levando em conta a questão regional”, disse.

A gerente da Unidade Regional do Serviço Nacional da Indústria (Senai) em Cruzeiro do Sul, Perla Borges, avalia como de grande importância a reunião do setor gráfico e o Senai como uma casa da Fieac apoia a iniciativa e entra junto para qualificar a mão de obra do mercado local e atender a demanda das indústrias locais.

“Temos que preparar tanto quem está no mercado e também a população jovem que precisa ingressar e ter sua independência financeiras e a estrutura do Senai está a disposição da população com cursos nas áreas de mecânica, alimentos, administração. O Sistema S é da federação e vamos atender todos com a melhor qualificação”, disse.

O empresário Vanir Rodrigues, representante dos empresários do setor gráfico cruzeirense avalia como uma novidade boa que está chegando ao vale do Juruá para que as empresas da região possam participar do programa de Compras Governamentais, cada uma na sua área, folders, impressos e comunicação visual.

“Essa é uma iniciativa muito importante do governo do Estado para fortalecer as indústrias do vale do Juruá, agradecemos ao secretário Assur Barbary, ao presidente da Fieac, José Adriano e ao governador Gladson Cameli. “Com essa metologia do Comprac teremos a certeza que vamos fornecer os produtos e no final da entrega receber”, ressalta.