- Assessoria
“Foi um sonho que eu realizei”, afirmou o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ao término da cerimônia de inauguração do Porto de Chancay, no Peru, realizada neste sábado (16). Como líder da comitiva de políticos e empresários brasileiros, o senador, que preside o Grupo Parlamentar Misto Brasil-Peru e é membro da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, destacou caber agora ao governo federal, ao governo do Acre e à classe política trabalharem juntos para criar as condições necessárias para melhorar a infraestrutura rodoviária e atrair novos investimentos para o estado do Acre, que será a principal rota de acesso ao porto no Brasil.
“A inauguração deste porto foi, para mim, um sonho realizado. No ano passado, fiz uma visita técnica e vi o porto ainda em construção. Confesso que duvidei que seria possível; hoje, porém, um ano depois, estamos aqui inaugurando este superporto”, declarou o senador.
Destacou que o novo terminal, fruto de uma parceria entre Peru e China, recebeu investimentos de US$ 3,6 bilhões (cerca de R$ 18,4 bilhões) e certamente há de revolucionar a logística da América do Sul. Segundo Petecão, essa nova infraestrutura se consolidará como um ponto estratégico para o comércio exterior, promovendo o desenvolvimento regional e integrando o Brasil de forma mais competitiva no mercado global.
“Este megaporto, com tecnologia de ponta, não conectará apenas o Peru, mas toda a América Latina à Ásia. E, para o Brasil, especialmente para o Acre, que está a apenas dois mil quilômetros de distância, isso representa uma rota privilegiada. Agora, basta cruzar a Cordilheira e nossos produtos chegarão mais rapidamente ao mercado asiático, que possui um enorme poder de compra. Precisamos nos preparar para aproveitar essa oportunidade”, frisou Petecão.
O senador também destacou que a posição estratégica do Acre como corredor natural para o Porto de Chancay permitirá ao estado alavancar seu potencial logístico. A proximidade geográfica trará redução nos custos de transporte e maior eficiência no escoamento de produtos, especialmente do agronegócio e da indústria florestal. O senador acredita que essa nova conexão atrairá investimentos para o seu estado, gerando empregos e fortalecendo a economia local.
“Esta é uma oportunidade que o Acre não pode desperdiçar. Com essa nova rota, poderemos atrair investimentos, criar empregos e garantir mais renda para as famílias da região”, acentuou.
Durante o evento, Petecão participou de reuniões bilaterais com autoridades peruanas, chinesas e empresários, tanto do Brasil quanto do exterior. Nesses encontros, reafirmou seu compromisso em fortalecer o papel do Acre e do Brasil nas rotas comerciais internacionais, promovendo um crescimento sustentável e estratégico para a região amazônica.
“Essa parceria com o Porto de Chancay é um passo essencial para diversificar as rotas comerciais do Brasil, reduzindo nossa dependência dos portos do Atlântico e ampliando nossa presença nas cadeias globais de valor”, ressaltou.
Petecão também destacou o interesse das autoridades peruanas em estreitar relações bilaterais com o Brasil, o que, consequentemente, beneficiará o Acre. Sugeriu, ainda, possíveis projetos, como a criação de um porto seco -Estação Aduaneira do Interior – (Eadi) e a reativação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no estado.
“Temos, agora, um porto que nos coloca de frente aos mercados asiáticos. Precisamos fazer nossa parte. O governo brasileiro, o governo do Acre, todos devem se mobilizar. De minha parte, farei o possível para viabilizar parcerias que gerem emprego e prosperidade para nosso estado”, concluiu o senador.