- Assessoria
O empresário Iury Terças, representando a Cerâmica Terças, participou em Belo Horizonte (MG) da 51ª edição do Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que aconteceu na Arena de eventos Expominas, onde ceramistas e fornecedores se reuniram para discutir sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade na indústria. O evento, que reuniu profissionais e experts do setor, teve como foco principal a troca de conhecimentos e inovações voltadas para a indústria cerâmica vermelha.
Anual e itinerante à todas as regiões do Brasil o encontro é uma ação tradicional, sólida e dirigida exclusivamente à cerâmica estrutural, que atua como geradora de mão de obra intensiva e indispensável na construção civil, incumbida por uma significativa fatia do PIB brasileiro.
Durante o encontro, Iury Terças teve a oportunidade de enriquecer sua formação, através de minicursos abordando temas relevantes como sustentabilidade e qualidade de matérias-primas, aspectos fundamentais para a conservação do meio ambiente e a diminuição da degradação ambiental. Um dos tópicos mais discutidos foi o reaproveitamento de resíduos de obras, uma prática inovadora que visa mitigar a poluição causada pelos grandes desmatamentos utilizados na extração de matéria-prima para a produção de tijolos.
“Essa abordagem não apenas contribui para a sustentabilidade, mas também ajuda a reduzir a quantidade de resíduos gerados na construção civil”, enfatiza o empresário que destaca que a indústria de cerâmica vermelha, formada por 5.578 empresas, é responsável por mais de 90% das alvenarias e coberturas construídas no Brasil. Segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é formada em sua maioria por empresas de pequeno porte e administração familiar.
“Essas fábricas trabalham na confecção de produtos que reúnem alternativas de maior qualidade e durabilidade na construção civil, a partir do seu desempenho como material nobre, natural e de baixo custo, atendendo desde a população de baixa renda, nas habitações de caráter social, até aos mais sofisticados projetos construtivos, com beleza e design arrojado ou rústico”, avalia Iury ao ressaltar que os indicadores da cerâmica vermelha na Avaliação do Ciclo de Vida – ACV, demonstram o potencial de competitividade dos produtos frente aos materiais alternativos.
Com mais de setenta estandes, palestras sobre a produção, reutilização de insumos, energia limpa, fóruns ministrados por especialistas no assunto, o encontro beneficia o setor cerâmico e principalmente os consumidores que terão acesso a produtos com melhor qualidade e durabilidade.
“Foi um momento especial, onde pude não apenas discutir os avanços e desafios do nosso setor, mas também reencontrar velhos amigos e celebrar parcerias de longas datas. A troca de experiências e ideias enriqueceu ainda mais nosso compromisso com a qualidade e a inovação do nosso querido Tijolo Vermelho”, avalia o empresário Iury Terças.
Segundo o empresário um dos destaques da programação da 51ª edição do Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha foi a palestra ministrada pela Doutora Márcia Melo, que apresentou um aprofundamento sobre o processo de produção e o controle de qualidade do tijolo. Iury revelou sua satisfação em adquirir novos conhecimentos que poderão ser aplicados em suas práticas comerciais, enfatizando a importância de estar sempre atualizado frente às novas demandas do mercado.
A participação de Iury Terças Cordeiro no evento reflete seu comprometimento para a linha sucessória da Cerâmica Terças, a cerâmica pioneira no ramo de construção em Cruzeiro do Sul que é liderada pela sua mãe Janaína Terças, conhecida como a “Rainha do Tijolo”. Ele vem em busca de soluções que atendam não apenas ao mercado, mas também às necessidades ambientais. Seu enfoque na alternativa à extração convencional de matéria-prima representa um passo significativo rumo a um futuro mais consciente e responsável na indústria da cerâmica vermelha.