- Da Redação
A solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos no município de Mâncio Lima para o mandato de 2025/2028 foi realizada na Escola Antônio de Oliveira Dantas, na manhã desta quarta-feira (01), com a presença maciça da população que prestigiou o ato solene iniciado com a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026. A Sessão Solene de posse foi presidida pelo vereador Professor Jean Almeida (Podemos), mais votado, secretariada pela vereadora Alana Souza.
Depois de uma benção ecumênica feita pelo padre Sebastião e pelo pastor Elmiro, que mora há 19 anos no município, foi dado início aos trabalhos legislativos de 2025 e o vereador Jean Almeida fez uso da palavra.
“Primeiramente agradecer à Deus Pai Todo Poderoso pelas conquistas das nossas vidas e pela saúde e, antes, meu cerimonialista, quero quebrar um pouco o protocolo e parabenizar primeiro à Deus e ao nosso prefeito e daqui há pouco já ex-prefeito Isaac Lima pelo belo trabalho que foi feito na nossa cidade nos últimos oito anos. Foram dias de luta, dias de batalhas travadas, mas dias de conquistas e dias de felicidades. Sabemos que governar uma cidade não é fácil, principalmente quando se tem uma série de fatores que acabam dificultando em certos momentos como aconteceu com a pandemia e outros fatores externos a administração pública. Mas, Deus nos trouxe até aqui por um propósito prefeito e tenho certeza que o senhor fez com a nossa vice Ângela Valente um excelente trabalho que essa cidade nunca tinha visto. Tenho convicção do que estou falando porque fiz parte desses oito anos de mandatos que o senhor e a vice dona Ângela passaram. Parabenizar os meus colegas vereadores, os reeleitos e os eleitos pela primeira vez que Deus dê o discernimento necessário para cada um tomar as decisões corretas nos momentos mais difíceis”, disse o vereador mais votado em seu discurso.
Em seguida o vereador Jean Almeida, sob a proteção de Deus, deu continuidade as atividades da sessão de posse e junto com os demais vereadores fez o juramento e cada vereador:
“Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Acre e a Lei Orgânica do Município de Mâncio Lima, observar as leis, cumprir o Regimento Interno da Casa e desempenhar com lealdade o mandato que me foi confiado, trabalhando sempre pelo progresso do município e o bem estar do seu povo”.
Depois do juramento feito por todos os vereadores, com mão estendida para a Constituição Federal, individualmente, confirmaram o juramento feito com a expressão: “Assim o prometo”.
Foram empossados os vereadores e vereadoras: A posse dos vereadores e vereadoras eleitos em 2024 – Alice Rocha (PL), Evandro Nascimento (MDB), Jaluza do Val (PP), Joel Puyanawa (Republicanos), eleito para seu sexto mandato, professor Amozildo (Republicanos), Professor Jean Almeida (Podemos), Roneilson Pinheiro (MDB), Rusie Lima (PP), Vlade Vasconcelos (PSD), Zeca do Pentecostes (PP), Alana Souza (Podemos), foi o primeiro ato da sessão solene momento que os vereadores eleitos, em tom solene, prestaram seu juramento.
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mâncio Lima foi a segunda etapa da sessão solene de posse dos vereadores e vereadoras momento que ocorreu em votação aberta, com chapa única, composta para presidente, o vereador Zeca do Pentecostes, vice-presidente, o vereador Amozildo, 1º Secretário, a vereadora Alana Souza, 2º Secretário, o vereador Joel Puyanawa, que terá mandato de dois anos.
O ex-presidente da Câmara Municipal de Mâncio Lima, vereador Renan Costa, que não consegiu se reeleger, foi homenageado.