- Assessoria
Noite de autógrafos muito prestigiada
O Centro Cultural do Juruá (antigo Fórum), sediou, no início da noite desta quarta-feira (12), um importante evento literário: o lançamento do livro “Arquivos da Floresta do Leste II”, que tem como autor, o técnico da Justiça do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e notável cruzeirense, Narcélio Flávio Generoso.
O evento contou com a participação de muitos convidados ilustres, com destaque para o Bispo Diocesano Dom Flávio Giovenale, o secretário municipal de Cultura Flávio Rosas, o secretário de Saúde Dr. Marcelo Siqueira, o procurador do município Dr. Rair Júnior, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, professor doutor Anailton Salgado, o professor Aldemir Maciel, o professor doutor José Carlos Carvalho e a ex-primeira dama do Estado do Acre, Beatriz Cameli, além de servidores do judiciário, escritores, maçons e amigos do autor.
Arquivos da Floresta do Leste II é uma obra de ficção, suspense e aventura, construída em um ambiente amazônico, notadamente, na cidade de Cruzeiro do Sul. Os personagens são inspirados em figuras notáveis da região.
Narcélio Generoso destacou que vivenciamos um momento de florescimento no segmento literário na “Terra dos Náuas”, com vários autores de livros surgindo nas zonas urbana e rural de nosso município.
“Cruzeiro do Sul tem uma forte veia literária, desde o passado com o desembargador Lourival Marques (que minutou a primeira Constituição do Acre) e o professor José Augusto de Araújo (primeiro governador eleito desse Estado, em 1962) e atualmente conta com escritores que exploram diversos temas, como história, poesia e regionalismo, com destaque para a professora Elenilda e a poetisa Cibele. Temos expoentes do quilate dos professores Federais João Carlos de Carvalho e Marcelo Siqueira, o desembargador aposentado do TJAC, Arquilau de Castro Melo e servidores públicos notáveis, a exemplo de Raimundo Carlos “Dindola” e Franciney Rocha. Agora estamos na expectativa do lançamento das obras literárias da ilustre cidadã Beatriz Cameli e do professor Aldemir Maciel Filho (com previsão de lançamento para 2025), sendo que essas obras literárias virão contribuir significativamente com o enriquecimento cultural de nossa Cruzeiro do Sul e do Estado do Acre”, enfatizou.
Narcélio Generoso destacou ainda que, desde o ano passado, está em conversas com os membros da Academia Acreana de Letras, notadamente, através do desembargador Pedro Ranzi, para a futura criação e instalação de uma Academia Literária no Juruá: “algo que será fantástico para a classe de escritores e a cultura de nossa região”, finalizou.