- Da Redação
Algumas reclamações de pessoas do município de Envira (AM) denunciam falta de médicos para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em alguns dias da semana porque Médicos do Programa Mais Médicos deixam de prestar atendimento nas UBS’s para tirar plantões no Hospital Evaristo Rates.
A informação é que os médicos que estão lotados nas Unidades Básicas de Saúde do município – Maria Bastião, Renato de Gasperi e Padre Teodoro – tem contrato para atendimento de segunda a sexta-feira, mas nos dias que estão de plantão no Hospital Evaristo Rates não comparecem para atender nas UBS’s e a população fica sem as consultas médicas.
Outra reclamação da população sobre a gestão do prefeito de Envira, Ivon Rates, na área da saúde, é a falta de medicamentos na farmácia municipal que na gestão anterior funcionavam nas próprias UBS e os pacientes depois da consulta já recebiam a medicação. Agora, a gestão municipal unificou a farmácia, num local alugado de terceiro, muito longe da maioria das UBS.
Uma cidadã reclama que depois da consulta teve que se deslocar da UBS onde foi atendida para a farmácia municipal para receber a medicação prescrita e ao chegar a atendente simplesmente informou que não tinha o medicamento no estoque. “Daqui uns dias chega”, foi a resposta dada pela atendente, disse a envirense, que pede anonimato com medo de retaliação.
Questionado sobre as reclamações o secretário municipal de Saúde, vereador licenciado Lucimar José, afirmou que as denúncias não procedem porque a gestão do prefeito Ivon Rates está inaugurando uma farmácia popular, o CAF está abastecido e atendendo as demandas e explica que a mudança de local foi feita por questões de controle.
“Nosso município é bem pequeno e ninguém tem dificuldade para pegar medicamentos, desde que com receita e em validade e vamos inaugurar uma farmácia centralizada e abastecida”, disse o secretário ao enfatizar que os médicos do programa Mais Médicos atuam normalmente em suas áreas e que os que tem CRM tiram plantão no Hospital do município.
O secretario informaou que o município de Envira dispõe de 11 médicos para atender a população nas UBS’s ao enfatizar que os médicos do programa Mais Médicos cumprem sua jornada de trabalho normal, porém os plantões prestados no hospital, quando não é noturno é no seu dia de especialização, devidamente estabelecido no contrato de trabalho e na avaliação dele a população não estar desassistida em momento algum.