Chef cruzeirense Adalgisa Mariano participa de curso de gastronomia em São Paulo, no Institut Le Cordon Bleu

Curso no Institut Le Cordon Bleu, o mais premiado do mundo, foi prêmio pelo terceiro lugar na Fase Nacional do Prato Brasil

A Chef cruzeirense Adalgisa Mariano, que atualmente reside em Manaus (AM), participou em São Paulo, de 18 a 20 de agosto, de um curso de gastronomia brasileira no famoso Institut Le Cordon Bleu, prêmio recebido pela conquista do 3º lugar na Final Nacional do 1º Reality Prato Brasil, representando a gastronomia da Região Norte, depois de vencer a etapa regional, realizada em junho/2024 também na Escola Francesa.
Fundada em Paris em 1895, Le Cordon Bleu é hoje considerada a maior rede de escolas de culinária e hospitalidade do mundo com 35 institutos em 20 países e 20 mil alunos de mais de 100 nacionalidades treinados todos os anos. Le Cordon Bleu combina inovação e criatividade com a tradição através de seus certificados, diplomas, bacharelados e mestrados, incluindo um diploma online em turismo gastronômico.
Atualmente morando em Manaus (AM), de onde retornou de São Paulo na ultima quinta-feira (21), a Chef Adalgisa Mariano lembra que neste dia 23 de agosto se completaram quatro anos que ela saiu de Cruzeiro do Sul com destino à Manaus, antes com uma parada em Rio Branco para participar do EnchefsAC onde competiu com Chefs acreanos Rafyssa Assem, Kamila Mantovanelli, Tarcísio Furteko, Marcos Torres e outros.
“A partir daí vieram uma sucessão de viagens gastronômicas. Competindo ou não, concorri no Enchefs pelo Acre, em Belém (PA), em dezembro de 2021, recebi homenagem na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, em Cuiabá, maio de 2022, homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas, em Maio de 2023 e Prefeitura de Manaus, em maio de 2024 e fui até jurada na Final do Abrachefs, em Macapá, em maio de 2024”, ressalta Adalgisa.
Mas, as maiores conquistas em 2024 foram as participações na Fase Regional  da primeira edição do Reality Show Prato Brasil, iniciativa pioneira direcionada à mulheres do agronegócio que se destacam por seu talento na culinária em parceria com Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, com os canais Sabor & Arte e Terraviva, da Newco Pay TV e apoio do Le Cordon Bleu, instituto de gastronomia mais prestigiado do mundo.
“A classificação no Prato Brasil da Região Norte, quando fiquei em 1⁰ lugar e o 3⁰ lugar na Final Nacional foram com certeza as maiores conquistas do ano de 2024. O Prato Brasil teve como objetivo valorizar a diversidade de alimentos presentes nas cinco regiões do país e conquistar o terceiro lugar foi uma das maiores realizações. Agora, neste mês de agosto finalizei minha imersão no Le Cordon Bleu em São Paulo. Dizer o que? Fazer o que?”, comemora Adalgisa.
A Chef cruzeirense aproveita a oportunidade para fazer um agradecimento especial à Deus, pelo dom que lhe deu, à sua avó Rosa Mariano, com certeza a primeira pessoa que viu cozinhando, sua professora de culinária no Instituto Santa Teresinha, Carmen Brito (In memoriam), ao Chef José Hugo Celudônio (in memorian) que a fez perceber e despertar seu amor pela gastronomia, além das chefs Rafyssa Assen e Kamila Montavanele, com as quais competiu em 2021.
Quem recebe também o carinho e a gratidão da Chef Adalgisa Mariano são as parceiras, Odileuza e Neila do Prato Brasil Região Norte, Janice, Maristela, Meire e Rafaela do Prato Brasil Final Nacional, além das Chefs Ingrid Santos e Chef Mônika Walesca, ambas de Manaus que muito lhe apoiaram e ainda as Abrachefs do Rio de Janeiro e Brasília, além da Abraselam.
O chef Deocleciano Brito tem destaque na gratidão da Chef Adalgisa Mariano. “Não dá para esquecer: diante da minha insegurança ele falou:  Está pensando o que? É o Barbecue de Cupuaçu, e foi”, lembra a chef cruzeirense da grande conquista que teve o apoio de tantas pessoas para sua conquista. “Hoje um dos jurados que me julgou  no Prato Brasil comentou que fui na minha intuição e que ele viu alma no meu prato”, ressalta.
A Chef Adalgisa Mariano faz um agradecimento especial também ao prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima e sua equipe, pelo apoio garantido para sua participação no Enchefsac/2021,  que alavancou esse novo momento de sua trajetória na gastronomia e também aos seus familiares. “A família, aos amigos e clientes, vocês me levaram a isso.  O prêmio e a conquista do projeto Cupuaçu da Casca ao Caroço é nossa”, afirma.
Ao finalizar a premiada Chef destaca o apoio do governador Gladson Cameli, através da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), onde foi recebida pelo secretário Marcelo Messias e destaca ainda o apoio da senhora Sirlânia Venturini. “Gratidão à todos é o sentimento nesse momento que conquistas da gastronomia que elevam o nome de Cruzeiro do Sul e do Acre para o Brasil”, disse a chef Adalgisa Mariano.
Gastronomia Amazônica. Amazônia Sustentável
Acre é Amazonia. Amazônia é Brasil