- Agência de Notícias do Acre – Carlos Alexandre
O governador Gladson Camelí participou na manhã desta terça-feira, 7, em Rio Branco, da solenidade de abertura da aula inaugural do curso de formação dos aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC). O evento representa uma nova etapa na consolidação de um quadro técnico qualificado para atuar na melhoria da mobilidade e segurança viária do estado.

Ao todo, 152 candidatos foram convocados para o curso de formação, sendo 103 agentes de trânsito e 49 examinadores de trânsito, todos aprovados nas etapas de prova objetiva, exame psicotécnico, exames médico e toxicológico, além da investigação criminal e social.

O curso de formação, última fase do concurso, terá duração de 45 dias para os agentes de trânsito e 20 dias para os examinadores, e visa preparar os novos servidores para atuar com eficiência, responsabilidade e empatia nas atividades do órgão.
Durante a solenidade, o governador Gladson Camelí destacou a importância do momento, tanto para o governo quanto para a população acreana: “É uma grande satisfação participar dessa solenidade que marca o início da carreira de tantos cidadãos que em breve irão se tornar servidores efetivos do Estado do Acre”.

O chefe de Estado continuou: “Precisamos da atuação e do compromisso de cada um e desejo que façam um trabalho humanizado e ajudem na diminuição das diferenças sociais. Essa é uma grande conquista na vida de vocês, mas, sobretudo, para a nossa população”.
Camelí também ressaltou o papel social do Departamento na construção de um trânsito mais seguro e humano. “Desde que assumi o governo, tenho buscado promover mudanças significativas no Detran, ampliando sua atuação para além da fiscalização. Hoje, o órgão tem também um importante papel social, voltado ao bem-estar dos acreanos”, completou.
A presidente do Detran, Taynara Martins, destacou o caráter histórico do momento, lembrando que o último concurso público do órgão foi realizado há mais de 15 anos. “O primeiro e único concurso do Detran havia sido em 2009, com posse em 2010. Hoje iniciamos a aula inaugural desse novo curso de formação com muito orgulho. Esse é um dia histórico para o Detran e um marco na vida desses profissionais. Precisamos de um trânsito mais humanizado, que cuide das pessoas. Sejam bem-vindos ao Departamento de Trânsito”, declarou.

Entre os futuros servidores está Willian Silva, aprovado para o cargo de examinador de trânsito. Natural de Cruzeiro do Sul, o servidor comemorou a oportunidade de atuar em sua cidade natal.

“Já atuei como examinador provisório e sei como é a rotina da função, mas o conhecimento teórico é essencial para exercer o trabalho com mais responsabilidade. Com muita dedicação, quero desempenhar um serviço de qualidade”, afirmou.