Em Xapuri, governadora em exercício Mailza participa de cerimônia de destinação de imóveis da União para Estado

A governadora em exercício Mailza Assis participou, nesta quinta-feira, 6, da cerimônia de entregas de imóveis da União, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), ao governo do Estado, no Aeródromo de Xapuri.

Na cerimônia, foram doados imóveis, no âmbito do Programa Imóvel da Gente, voltados à educação, inclusão social e segurança alimentar.

A governadora destaca que a cessão e a doação dos imóveis possibilita novos investimentos. “Estamos recebendo esse repasse da União para o governo do Estado, que acomoda nosso Aeródromo e Corpo de Bombeiros, onde o governo já faz uma gestão desse espaço e nós queremos agradecer. A partir de agora, novos investimentos poderão ser feitos nessa área e isso reforça nosso compromisso e cooperação entre Estado e União”, afirma.

Governadora ressaltou a importância da parceria entre Estado e União. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

O superintendente do Patrimônio da União (SPU), Tiago Mourão, ressalta que foram destinados cinco imóveis da União. “Um dos imóveis é o aeródromo, que tem a cooperação do Corpo de Bombeiros, e um bairro que se chama Mutirão, onde vai ser feita uma regularização fundiária por parte do Iteracre. Em Rio Branco, vai ser feita uma destinação de um terreno para uma construção de uma escola integral, obra do novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], e temos também uma área onde serão feitos laboratórios tecnológicos, que serão entregues ao Ieptec, além de um terreno para uma cozinha comunitária”, explica.

Aeródromo e Regularização Fundiária

Um dos imóveis recebidos pelo governo do Estado garante a regularização do Aeródromo de Xapuri e estrutura para o Corpo de Bombeiros, que visa construção de piscina semiolímpica, campo de areia e uma quadra poliesportiva. Além disso, a doação do imóvel tem como encargo a Regularização Fundiária de Interesse Social, que beneficia 250 famílias.

Aeródromo de Xapuri foi regularizado. Foto: Alefson Domingos/Secom

Jorge Alves Ferreira, morador do bairro Mutirão há 25 anos, expressou gratidão pelo momento. “É um prazer muito grande receber esse título definitivo, mesmo que de forma simbólica, mas com um significado muito grande. Hoje é dia de celebrar, um dia de festa, porque a gente está há muito tempo no Mutirão aguardando por esse momento. A gente se sente muito grato, é de fato uma doação do governo federal para o estado para a gente poder ter o nosso título definitivo”, disse.

Jorge Alves expressou sua gratidão pela iniciativa do governo do Acre. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Gabriela Câmara, presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), explica que com a doação do imóvel para o governo, o Iteracre vai atualizar o cadastro que foi realizado pelas famílias. “Vamos fazer o parcelamento do solo, desmembrando a área do aeródromo, do Corpo de Bombeiros e do bairro Mutirão, para que as famílias sejam regularizadas, com a segurança jurídica que elas merecem”, destaca.

Presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, frisou que a doação foi importante para o processo de regularização. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Juntos pelo Acre

O governo do Estado também recebeu um imóvel que será destinado para instalação da Cozinha Comunitária Mãos Amigas – Juntos pelo Acre – Cuidando de Pessoas, e deve produzir até 500 refeições diárias, destinadas prioritariamente a famílias de

Além disso, o projeto prevê oficinas de capacitação em manipulação de alimentos, reaproveitamento alimentar e boas práticas de cozinha; espaço de convivência comunitária, aberto a projetos sociais e atividades educativas e articulação com políticas públicas de assistência social, saúde e cidadania.

O imóvel está localizado em área estratégica, na Rua Chile, 28, Lote nº 9, Bairro Habitasa, em Rio Branco, e contará com cozinha industrial equipada, área de armazenamento, refeitório, sanitários adaptados, sala de capacitação e área externa de apoio, que integrarão as ações do Programa Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Escola de Tempo Integral

Um terreno de 11.896 m² foi cedido ao governo do Estado para a construção de uma Escola de Tempo Integral, com 13 salas de aula, biblioteca, laboratórios e quadra coberta, no âmbito do Programa de Expansão das Escolas de Tempo Integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), equipada para atender estudantes do ensino fundamental e médio.

O projeto, que representa um marco no ensino integral do Acre, reafirma o compromisso do governo com a educação, ampliando a oferta de vagas na rede pública estadual. O imóvel está localizado na Rodovia AC-40, 795, Loteamento Santa Helena, em Rio Branco.

Laboratórios Tecnológicos

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) vai receber uma área de 71.990 m², localizado na Rodovia AC-40, Loteamento Santa Helena, em Rio Branco, para construção de três laboratórios tecnológicos nas áreas de piscicultura, informática e agronegócio. O complexo educacional apoiará a formação técnica e superior, através da inovação e de oportunidades de trabalho.

O projeto prevê um laboratório de piscicultura com tanques experimentais, estações de análise de qualidade da água e espaços de reprodução e alimentação de peixes; laboratório de informática com salas climatizadas, racks de servidores e estações de trabalho modernas para formação em tecnologia e inovação; laboratório de agronegócio com salas de análise de solo e sementes, e áreas destinadas a práticas de controle de pragas e simulações produtivas.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Governo, Luiz Calixto, secretária adjunta do Patrimônio da União, Alessandra D’avila, Raimundão Mendes, do vice-prefeito de Xapuri, Vânio Miranda, e outras autoridades.