Encontro promovido pelo Acre reúne multinacionais e entidades de referência mundial pelo financiamento de projetos sustentáveis com créditos de carbono

O governador Gladson Camelí esteve reunido na tarde desta sexta-feira, 7, em São Paulo (SP), dentro do contexto das agendas de finanças e investimentos climáticos que antecedem a COP30, com os principiais líderes globais do mercado de carbono, bancos, fundos de investimentos e companhias multinacionais com necessidade de descarbonizar suas atividades econômicas.

Encontro promovido pelo Acre reúne multinacionais e entidades de referência mundial pelo financiamento de projetos sustentáveis por meio de créditos de carbono. Fotos: Paulo Albuquerque/Secom

A agenda do governador deu sequência à programação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) junto à Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), que participaram nesta semana dos eventos da Bloomberg Green, PRI (Principles for responsability Investments), MSCI, palestrando nos painéis Unlocking Nature´s value, Carbon Markets, de Road-to-Market Strategy of Acre Carbon Credits e no Acre Project in the Amazon Rainforest.

A missão foi concluída com êxito no evento central denominado Acre in COP30 com a presença de grandes multinacionais e entidades de referência mundial pelo financiamento de projetos sustentáveis através de créditos de carbono.

Governador agradeceu a todos os presentes e ressaltou o papel do estado do Acre na implementação dos projetos de carbono. Fotos: Paulo Albuquerque/Secom

O governador agradeceu a todos os presentes e ressaltou o papel do estado do Acre na implementação dos projetos de carbono, seguindo o planejamento estratégico do governo do Estado por meio da Sefaz/CDSA. Gladson Camelí enfatizou o profissionalismo do secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, pela condução do acordo com o Standard Chartered Bank, agradecendo a parceria comercial em nome da CEO para a América Latina, Germana Cruz, e também do diretor da mesa de carbono em Londres, Chris Leeds.

“Gostaria de informar a todos os senhores que a relação do estado do Acre com o Standard Chartered evoluirá para além do carbono, uma vez que temos sinergias em outros projetos, como energias renováveis, projetos de reflorestamento e uso de novas tecnologias na conservação do meio ambiente”, destacou o governador.

Gladson Camelí reafirmou o compromisso acerca dos recursos aplicados nas comunidades acreanas, fortalecendo o combate às mudanças climáticas com ações concretas de responsabilidade social e ambiental. Fotos: Paulo Albuquerque/Secom

Gladson Camelí reafirmou o compromisso acerca dos recursos aplicados nas comunidades acreanas, fortalecendo o combate às mudanças climáticas com ações concretas de responsabilidade social e ambiental.

Germana Cruz destacou que a parceria realizada com o Acre é extremamente importante para o estado e para o Brasil, olhando não apenas o que está por vir, mas pelas futuras parcerias que ocorrerão de acordo com os estudos que estão em andamento. “O objetivo final será sempre o bem das comunidades acreanas. Que este projeto de carbono seja modelo escalável, e que elas se sintam reconhecidas.”

Agenda de finança e investimento climático que antecede a COP30. Fotos: Paulo Albuquerque/Secom

Também esteve presente no encontro, a presidenta da Winrock/Artress, Mary Grady, o CEO da Sylvera LTd, Allister Furey; Saurab Joshi, da Climate Impact X, Ian Bhullar, do UK Finance, representantes de bancos como Votoratim, Santander, e multinacionais como a Equinos, entre outros.