Sinner vence Alcaraz em Turim e é campeão do ATP Finals pelo segundo ano consecutivo

A melhor maneira de encerrar a temporada do tênis masculino é com um duelo de alto nível entre os líderes do ranking mundial. Neste domingo (16), em Turim, na Itália, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz se enfrentaram na decisão do ATP Finals – a sexta final protagonizada pelos rivais em 2025. O jogo teve equilíbrio e poucos momentos de superioridade de um dos atletas. Mas Sinner, apoiado pela torcida na Inalpi Arena, levou a melhor na reta final dos sets e venceu por 2 a 0, com parciais de 7/6 (4) e 7/5. Foi o segundo título consecutivo do italiano no torneio, que reúne os oito melhores tenistas do ano.

 (A vitória) Representa não só tênis. Somos atletas individuais, obviamente, mas, sem um time, jogos assim não se tornam possíveis. Celebrar um título é a melhor maneira de terminar o ano. Foi uma partida difícil, com um set point contra no primeiro set, mas estou feliz pela forma como controlei isso. Significa o mundo para mim – celebrou Sinner, número dois do mundo.

Sinner e Alcaraz brincam após receberam as taças do ATP Finals 2025 — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Sinner e Alcaraz brincam após receberam as taças do ATP Finals 2025 — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Jannik Sinner é campeão do ATP Finals 2025 — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Jannik Sinner é campeão do ATP Finals 2025 — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

A conquista do italiano veio de maneira invicta. Foram cinco vitórias em cinco partidas disputadas, sem sets perdidos. Com isso, Sinner recebe uma premiação recorde no Finals: mais de cinco milhões de dólares – quase R$ 27 milhões. Alcaraz sai de Turim com cerca de 2,7 milhões de dólares (mais de R$ 14,3 milhões) e a experiência de ter chegado pela primeira vez à decisão do torneio.

Mais importante do que o dinheiro, porém, é a relevância esportiva do Finals. Pela primeira vez desde 2016, a competição foi decidida entre os dois melhores tenistas do mundo. Alcaraz já tinha assegurado a primeira posição do ranking da ATP, enquanto Jannik está consolidado em segundo lugar, bem à frente do terceiro colocado, Alexander Zverev. Carlitos e Jannik também são os atletas com mais títulos no circuito masculino em 2025. Enquanto o italiano chegou à sexta taça, o espanhol levantou oito troféus no ano.

Jannik Sinner e Carlos Alcaraz têm se enfrentado em grandes jogos — Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Jannik Sinner e Carlos Alcaraz têm se enfrentado em grandes jogos — Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Pelo bom desempenho constante em torneios, a rivalidade entre Sinner e Alcaraz tem sempre ganhado capítulos importantes. Ao todo, os tenistas já se enfrentaram em oito decisões, contando com a do ATP Finals. O italiano venceu pela terceira vez – também levou a melhor nas finais de Wimbledon 2025 e ATP 250 de Umag 2022. O espanhol, por outro lado, soma cinco triunfos: US Open 2025, Master de Cincinnati 2025, Roland Garros 2025, Masters de Roma 2025 e ATP 500 de Pequim 2024.

Como foi a decisão do Finals

Embalados pelo desejo de conquistar mais um título, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner começaram a final em alto nível. Com bons saques, os dois confirmaram o serviço nos primeiros games. A partida teve uma paralisação ainda no início, para atendimento a um torcedor na arquibancada. Depois, uma outra pausa, quando o espanhol solicitou auxílio médico, com um incômodo na coxa direita. As paradas, no entanto, não alteraram o equilíbrio da partida, que prosseguiu até o fim do primeiro set.

Carlos Alcaraz recebe atendimento médico durante o primeiro set — Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Carlos Alcaraz recebe atendimento médico durante o primeiro set — Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

A primeira chance de quebra só veio no 12º game, mas Sinner salvou o set point de Alcaraz e levou a parcial para o tie-break. Apoiado pela torcida em Turim, o italiano aproveitou o embalo, protagonizou bonitos lances e fechou o desempate em 7 a 4.