Em alusão ao Dia do Engenheiro, celebrado na última quinta-feira, 11, e ao Dia do Arquiteto, nesta segunda-feira 15, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), reconhece a atuação desses profissionais que idealizam projetos para que se tornem reais e contribuem diretamente para o desenvolvimento do estado.
No cotidiano das obras públicas, a execução exige planejamento e capacidade de adaptação. O engenheiro civil e chefe do Departamento Técnico, voltado para análises de licitações e elaboração de orçamentos, Stênio França, com 13 anos de trajetória consolidada na Seop, explica que o trabalho vai além do que está previsto nos projetos. “Nós elaboramos projetos imaginando que tudo flua normalmente, porém, durante a execução, podem surgir algumas surpresas. Mesmo preparados para resolver qualquer ocorrência, contamos com a responsabilidade e agilidade da equipe”, afirma.

A fiscalização das obras é outro pilar essencial para garantir qualidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos e na execução da obra do início ao fim.
O engenheiro civil Fernando Santos explica melhor essa grande responsabilidade, principalmente no período de chuvas que se apresenta como um dos principais desafios durante as obras no Acre.
“No inverno amazônico, a dificuldade é chegar até as obras, principalmente nos ramais. Muitas vezes, tanto a fiscalização quanto as empresas enfrentam dificuldades de acesso”, explica, ressaltando que a Seop não mede esforços para realizar um acompanhamento rigoroso, independente das condições climáticas.

Mais do que construir estruturas físicas, profissionais da engenharia e arquitetura do serviço público contribuem para a construção de um estado mais acessível, confortável e preparado para os cidadãos, reafirmando o compromisso da atual gestão, de cuidado, desenvolvimento e bem-estar da população.
Na arquitetura não é diferente quando se trata de desafios, avanços, esforço e entrega. O arquiteto Marcos Haluen destaca que o trabalho técnico também cumpre um papel de comunicação com a sociedade. “Meu trabalho é fazer a parte técnica ganhar vida. Muitas vezes, o projeto precisa ser ajustado ao orçamento, às normas e à identidade que o Estado quer transmitir. O desafio é transformar algo funcional em um marco visual para a população”, afirma. Para Haluen, cada fachada, detalhe e escolha estética representam uma forma de diálogo com a população.

Por trás de cada obra pública entregue à população acreana existe um trabalho técnico, contínuo e comprometido com o interesse coletivo. Engenheiros e arquitetos que atuam na Seop desempenham um papel fundamental na transformação de projetos em estruturas que garantem acesso, funcionalidade e qualidade de vida.
A concepção integrada também orienta a atuação do arquiteto Leandro Souza, que ressalta a importância de compreender todo o processo construtivo. “Aqui na secretaria aprendi como é olhar não só a minha parte, mas a de todos. Não é só arquitetura, é entender como o projeto vai funcionar, como vai ser construído e executado dentro do orçamento”, observa.

O trabalho desses profissionais garante que escolas, hospitais, praças, vias públicas e espaços institucionais sejam planejados, e executados com qualidade, segurança e responsabilidade social.
Com quase 15 anos de Seop, a arquiteta Eliane Siqueira já atuou em outras áreas e atualmente opera na arquitetura hospitalar, “uma das áreas mais complexas do setor público”. De acordo com a profissional, conciliar demandas extensas, normas técnicas e recursos disponíveis é um desafio, porém, é recompensador carregar o compromisso de contribuir com a população.
“Fico muito feliz e grata em poder usar meu conhecimento como arquiteta para atender às necessidades da população. Esse é o verdadeiro objetivo do serviço público”, afirma.

Mesmo diante de desafios técnicos, climáticos e orçamentários, engenheiros e arquitetos seguem desempenhando um papel essencial na execução das políticas públicas.
Para o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, a arquitetura e a engenharia caminham juntas para que o trabalho seja completo. “Os arquitetos e engenheiros da Seop desenvolvem, juntos, um serviço de muito êxito e excelência. Há quem diga que as duas profissões não andam de mãos dadas, mas na verdade elas se complementam. Principalmente aqui, nas Obras Públicas, esses grandes profissionais se unem para entregar uma infraestrutura qualificada, moderna, acessível e eficaz à população acreana”, afirma.



