Governo do Acre entrega 200 títulos definitivos e reforça compromisso com a regularização fundiária no Bujari

Trazendo segurança jurídica e promovendo a valorização de bens, o governo do Acre realizou, na manhã desta terça-feira, 16, a entrega de 200 títulos definitivos de propriedade no município do Bujari. A ação integra os programas Minha Terra de Papel Passado e Igreja Legal, desenvolvidos e operacionalizados pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), e contemplou imóveis urbanos e entidades religiosas dos bairros Centro, Cerâmica, Residencial Açaí e Rui Lino.

Iteracre retornou ao Bujari para beneficiar o perímetro urbano. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A solenidade foi realizada na Escola Pública Estadual São João Batista e reuniu a população beneficiada e autoridades. As novas titularidades se somam às ações de regularização fundiária executadas pelo Estado, que, somente ao longo de 2025, já alcançaram cerca de sete mil títulos, entregues em 14 municípios do Acre.

Durante o evento, o governador Gladson Camelí destacou que a regularização fundiária é um instrumento essencial para a redução das desigualdades sociais. “O direito constitucional à propriedade privada é a base de um país democrático. A partir do momento em que o cidadão tem a posse definitiva de um terreno ou de uma casa, ele pode acessar financiamentos e realizar melhorias em sua propriedade. Nenhum outro governo na história do Acre entregou tantos títulos definitivos como o nosso”, afirmou.

“Esse é uma excelente aplicação do recurso público; estamos fazendo a diferença na vida da nossa população promovendo cidadania com muita responsabilidade”, afirmou Camelí. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

O chefe de Estado também ressaltou a satisfação de retornar ao Bujari para mais uma entrega, reforçando o compromisso de seu governo com políticas públicas que promovem inclusão e dignidade: “Um dos meus propósitos como governador é diminuir as diferenças sociais e por isso, fortalecemos iniciativas como essa, do Iteracre”.

A vice-governadora Mailza Assis reforçou que a regularização fundiária é um direito de todos e representa um avanço relevante para a população. “Essas conquistas significam muito para o governo e, principalmente, para as famílias beneficiadas. A população do Bujari sempre contará com nosso mandato. Vamos seguir adiante, garantindo dignidade de vida para os acreanos”, declarou.

“Ficamos felizes em fazer a diferença na vida de tantas famílias”, disse a vice-governadora. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, destacou o impacto social da política pública. “Estamos mudando a realidade de milhares de famílias, que hoje dormem tranquilas com a certeza de que são donas de seus lares. Com o apoio do governador Gladson Camelí, ampliamos investimentos nessa política e, este ano, criamos novas metodologias para dar mais celeridade aos processos, como os escritórios itinerantes, facilitando o acesso da população”, explicou.

Presidente do Iteracre agradeceu apoio prestado por sua equipe ao longo do ano: “Ao lado deles estamos fazendo a diferença”. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A entrega dos títulos definitivos garante uma série de benefícios, como segurança jurídica para famílias e instituições religiosas, valorização dos imóveis, acesso a crédito, fortalecimento das comunidades religiosas, inclusão social e melhor planejamento urbano. “Cada documento entregue simboliza não apenas a posse legal, mas o reconhecimento da história e do direito à terra de famílias que aguardavam há décadas por esse momento”, disse Gabriela.

Para os beneficiados, a conquista representa a realização de um sonho. Morador do Centro da cidade há 38 anos, Benedito Tavares comemorou a titularidade. “Esperei muito tempo por isso. Finalmente estou tendo essa oportunidade. É o sonho de muitos sendo realizado aqui”, afirmou.

Com o investimento de R$1,2 milhão do Estado, proveniente de recursos próprios, Benedito e mais 199 famílias foram beneficiadas. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Já Maria de Fátima Andrade, moradora do bairro Rui Lino, agradeceu o apoio do governo. “Tivemos um acompanhamento de primeira, com facilidade para providenciar a documentação. Isso dá mais estabilidade e segurança. Sou muito grata a toda a equipe do governo do Acre”, atestou.