O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 29, a Portaria Sema nº 325, de 22 de dezembro, que nomeia os novos membros do Conselho Consultivo da Floresta Estadual do Antimary para o biênio 2026-2027. A iniciativa reforça a governança ambiental e amplia a participação social na gestão de uma das mais importantes unidades de conservação de uso sustentável do estado.
O Conselho Consultivo da Floresta Estadual do Antimary atua como espaço formal de governança, diálogo e articulação entre o poder público, a sociedade civil e instituições representativas. O colegiado é fundamental para o debate, a construção coletiva de soluções e a proposição de inovações ambientais, sociais e econômicas, contribuindo para o uso sustentável do território e para a proteção dos recursos naturais da região.

A nova composição do conselho reúne representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, além de instituições de ensino e pesquisa, cooperativas e associações comunitárias, fortalecendo a atuação integrada e participativa na gestão da unidade de conservação.
A secretária adjunta da Sema, Renata Souza, destacou a importância do fortalecimento dos espaços de participação social na política ambiental do Estado.

“Os conselhos consultivos são instrumentos essenciais para garantir uma gestão mais transparente, democrática e eficiente das unidades de conservação. A reestruturação do Conselho do Antimary reforça o diálogo entre o poder público e a sociedade, permitindo que as decisões sejam construídas de forma coletiva, respeitando as realidades locais e promovendo o desenvolvimento sustentável aliado à conservação ambiental”, ressaltou.
Composição do conselho
Foram nomeados como representantes institucionais do Conselho Consultivo da Floresta Estadual do Antimary: pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), como titular Leonardo Carvalho e, como suplente, Átila Magalhães; pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Rodrigo Neves como titular e Lucas Bonifácio como suplente; pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), André Gomes como titular e Márcio Ferreira como suplente; pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Luiz Gustavo Pedrosa como titular e Valdemir Pinheiro como suplente; pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Artur Neto Duarte como titular e Cristiane Oliveira como suplente; pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), Janaina Brito como titular e Jurandir Oliveira Filho como suplente.
Também integram o conselho representantes da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre), com José Araújo como titular e Maria de Fátima do Nascimento como suplente; da Prefeitura Municipal de Bujari, com Francisco Cleudenir da Silva como titular e Alexandre Souza como suplente; da Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Acre, com Tiago Mourão como titular e Josias Nicácio Rodrigues como suplente; da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), com Cláudio Malveira como titular e Josicley Azevedo como suplente; da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com Haroldo Oliveira como titular e Antonio Souza como suplente; da Universidade Federal do Acre (Ufac), com José Gualberto Fernandes como titular e Thiago Augusto da Cunha como suplente; e da Associação Agroextrativista Verdes Floresta do Igarapé Sossego (AVEFIS), com Paulo Maciel como titular e Eliel Amorim como suplente.



