AVANÇOS – Sesacre moderniza atendimento da UPA Juruá com implantação do sistema de prontuário eletrônico

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jacques Pereira Braga, em Cruzeiro do Sul, deu um passo importante rumo à modernização da saúde pública no Acre com a implantação do sistema de prontuário eletrônico, por meio do Sistema GHosp. A ferramenta, que já está em pleno funcionamento, substitui os prontuários manuais garantindo mais agilidade, segurança e humanização no cuidado aos pacientes.

A iniciativa integra a estratégia do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), de modernizar e integrar a rede pública. Atualmente, já contam com o GHosp as UPAs da Sobral, Cidade do Povo e Via Verde, além do Pronto-Socorro de Rio Brancoc e da Policlínica do Tucumã. O sistema também foi recém implantado na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo e na Maternidade de Cruzeiro do Sul e, em breve, será expandido para a Maternidade de Rio Branco e o Hospital Regional do Juruá.

“O prontuário eletrônico é um marco para a saúde do Acre”, afirma o secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, ressalta que a transformação digital na saúde vai muito além da tecnologia.

“O prontuário eletrônico é um marco para a saúde do Acre e estamos apenas começando. Nosso objetivo é expandir essa tecnologia para todas as unidades, para que, em um futuro próximo, cada cidadão do Acre tenha seu histórico de saúde acessível em qualquer hospital ou unidade, com rapidez e qualidade. Esse é um passo fundamental rumo a uma saúde mais moderna, integrada e acolhedora. É mais uma demonstração do compromisso do governo em cuidar das pessoas”, afirmou.

Com o sistema, todas as informações do paciente ficam centralizadas em um único prontuário eletrônico, permitindo que médicos e enfermeiros acompanhem o fluxo de atendimento em tempo real. Isso resulta em diagnósticos mais precisos, decisões rápidas e redução no tempo de espera.

Além disso, os painéis eletrônicos de chamada ampliam a acessibilidade, beneficiando especialmente pessoas com deficiência visual e tornando o processo mais humanizado.

“A tecnologia aproxima ainda mais a população do serviço de saúde”, destaca a coordenadora de Saúde do Juruá, Diani Carvalho. Foto: Diego Silva/Secom

Para a coordenadora regional de saúde do Juruá, Diani Carvalho, a mudança representa um avanço estratégico: “O GHosp se conecta diretamente aos objetivos do governo do Estado e da Sesacre, trazendo modernização, transparência e eficiência ao cuidado. A tecnologia aproxima ainda mais a população do serviço de saúde, garantindo qualidade, segurança e acolhimento.”

Equipe da unidade destaca que a ferramenta é um ganho para servidores e usuários. Foto: Emanoely Oliveira/Sesacre

O gerente-geral da unidade, Macson Rosas, destaca o impacto positivo na rotina da equipe. “O GHosp traz facilidade e rapidez, organizando a rotina da UPA e garantindo um atendimento mais ágil, seguro e acessível para todos.”

A gerente de Assistência, Glaucia Rodrigues, reforça os ganhos. “Com o sistema unificado, assim que o paciente sai da triagem, o médico já visualiza as informações no computador e o chama imediatamente, reduzindo o tempo de espera e garantindo atendimento rápido.”

Já o enfermeiro José Vilton aponta para a segurança dos registros. “O sistema nos dá respaldo, pois as informações registradas não podem ser alteradas. Além disso, conseguimos visualizar instantaneamente as prescrições médicas, agilizando o cuidado e garantindo mais segurança para os pacientes.”