TJAC dá posse a 23 novos servidores e reforça quadro em cinco comarcas do estado

Profissionais ocuparam os cargos de analista judiciário e técnico judiciário das comarcas de Assis Brasil, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco e Tarauacá; desde 2024, a Justiça do Acre realizou 98 posses

Mais 23 servidores e servidoras aprovados no concurso público para o Poder Judiciário do Acre (PJAC) tomaram posse nesta quarta-feira, 1º de outubro, às 14h30, no plenário da Corte de Justiça acreana, em Rio Branco. Os profissionais assumirão os cargos de analista judiciário e técnico judiciário.

Eles atuarão nas comarcas de Assis Brasil, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco e Tarauacá. Ao todo, serão 13 técnicos judiciários distribuídos entre a capital e o interior, enquanto os 14 analistas judiciários ficarão lotados em Rio Branco e Assis Brasil.

Com esses novos empossados, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) totaliza 98 nomeações desde a realização do seu último concurso, em 2024. A expectativa é que ao menos mais 36 candidatas e candidatos ainda sejam convocados, conforme previsto no edital.

A cerimônia teve a presença de integrantes do Poder Judiciário, além de amigos e familiares dos empossados, e inaugurou as comemorações do Mês do Servidor, promovido anualmente pela Tribunal acreano. O momento, ainda, contou com transmissão ao vivo pelo YouTube e tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Atender bem

Na solenidade, o presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, ressaltou às novas servidoras e servidores o compromisso institucional do Poder Judiciário com as cidadãs e cidadãos acreanos. “É com o sentimento de alegria que nós estamos recebendo vocês. Queremos alcançar [com essas nomeações] o nosso grande objetivo: atender bem. Esse esforço, claro, passa a ser de vocês também”, afirmou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Nonato Maia, saudou os profissionais e destacou a importância do compromisso ao atuar na Administração Pública: “É com muita satisfação e alegria que eu venho dar as boas-vindas a todos vocês, novos servidores. Este momento representa o esforço e o mérito de cada um. Quando os senhores [e senhoras] ingressam no serviço público, assumem a nobre missão de servir à sociedade do Estado do Acre”.

Estavam presentes também o vice-presidente em exercício do TJAC, desembargador Samoel Evangelista; as juízas auxiliares da Presidência: Louise Santana e Zenice Mota; a secretária de Gestão de Pessoas (Segep), Nassara Pires; além de representantes sindicais, servidoras e servidores do Judiciário.

Resultado de esforços

A recém-empossada no cargo de técnica judiciária, Naiara Silva, contou que se preparava para o concurso há oito meses. Relatou ter passado madrugadas acordadas estudando, sonhava em integrar o Poder Judiciário. “Estou imensamente feliz e grata com a oportunidade de trabalhar no Tribunal de Justiça. A minha expectativa é as melhores, acredito que venho para contribuir e somar”, disse.

Renan Matos, de 22 anos, estava acompanhado da mãe, da namorada e de duas tias. Todas fizeram questão de acompanhar sua posse dele como técnico judiciário. O jovem se preparava desde 2021 e já havia sido convocado em outra instituição, quando recebeu a notícia da aprovação no TJAC. “Eu estudava, mais ou menos, quatro ou cinco horas por dia. E é muito gratificante ver que todo esforço e dedicação deram frutos”, concluiu.