- Da Redação – Fotos e vídeos: Elson Costa/Matheus Felipe-Pascom
A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Cruzeiro do Sul, comemorou a festa da padroeira do Brasil com o tradicional novenário e no encerramento, neste dia 12 de outubro, com uma grande caminhada de fé que neste ano teve início na Paróquia de São João Batista, no bairro da Cohab, onde uma multidão de fieis católicos caminharam cantando e louvando até o santuário de Aparecida, localizado ao lado da igreja de Aparecida, nas proximidades do Comando de Fronteiras Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C.Fron. Juruá/61º BIS).
A história da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, quando o povo brasileiro viu em Nossa Senhora sua esperança, teve início no ano de 1717 no Rio Paraíba do Sul, nas proximidades da vila de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo. Naquele ano os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram encarregados de conseguir peixes para o banquete em homenagem ao Conde de Assumar que passava pela região. Apesar de tentarem por muito tempo nada conseguiram pescar e cansados e desanimados lançaram novamente as redes.
Após uma reza pedindo bons resultados, puxaram a rede e encontraram primeiro o corpo e depois a cabeça de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita em terracota escura. Na mesma pescaria, recolheram tantos peixes que o barco quase afundou. Esse episódio milagroso despertou grande comoção local. A imagem foi guardada em um oratório improvisado em Porto Itaguaçu (nome que significa “pedra grande”, em tupi-guarani), e logo os moradores passaram a venerá-la como a “Nossa Senhora Aparecida” do rio Paraíba.
Depois da caminhada a imagem da Santa Padroeira, que foi conduzida durante todo o trajeto por homens da comunidade, foi recepcionada num momento de muito louvor e emoção no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que estava lotado e em seguida foi realizada a missa de encerramento.