Apoiado pelo gabinete da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, também titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), o Programa Mulheres Mil capacitou em 2025, 921 mulheres em Rio Branco e em seis municípios do interior do estado.
Criado pelo governo federal, é executado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC).

Foram ofertados cursos profissionalizantes para promover o empreendedorismo feminino e a independência financeira.
No início de 2026, serão oferecidas 120 vagas na capital acreana nas áreas de microempreendedora e assistente administrativo. As inscrições podem ser realizadas a partir de 26 de janeiro até 6 de fevereiro. Veja aqui os locais e como se inscrever. https://agencia.ac.gov.br/governo-e-ifac-ofertam-120-vagas-para-o-programa-mulheres-mil/
Para Mailza, o Mulheres Mil proporciona novas oportunidades às alunas. “Nossa parceria com o Ifac acolhe e também capacita as mulheres. Sabemos o quanto a qualificação profissional e a capacitação permitem que as alunas tenham independência financeira. É assim que vem o fortalecimento para que muitas delas saiam de situações de violência, são inseridas no mercado de trabalho e abertura do próprio negócio”, destaca.
Em 2025, foram ofertadas em Rio Branco 360 vagas para cursos de microempreendedora individual, cuidadora de idosos e cuidadora Infantil, informou a Pró-reitora de Extensão do Ifac, Luana Oliveira de Melo. Ela destacou ainda que no mesmo ano, foram atendidas 521 mulheres nos cursos no interior com vagas em Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Feijó.

Como a SEASDH atua
A SEASDH faz as inscrições, escolhe os cursos junto com o Ifac, faz seleção das alunas, verifica os bairros com maior índice de vulnerabilidade e realiza apoio logístico, executado por meio de um termo de cooperação técnica do instituto com o gabinete da vice-governadora do Acre.

Mulheres Mil vai ao interior novamente em 2026
A parceria do governo do Acre por meio da SEASDH com o Ifac e as prefeituras dos municípios vai levar novamente este ano cursos profissionalizantes para o interior. Para Cruzeiro do Sul, serão ofertadas 57 vagas para assistente escolar e frentista.
Já em Sena Madureira, são 60 vagas para cuidadora infantil e operadora de caixa. Em Tarauacá, 60 vagas para os cursos de operadora de caixa e operadora de computador. Outro município beneficiado é Xapuri, com 60 vagas para os cursos de assistente escolar e operadora de computador.
Para fazer a inscrição, as interessadas devem procurar o Cras do seu município de 26 de janeiro até 6 de fevereiro com os seguintes documentos:
- Comprovante de nível de escolaridade: declaração, autodeclaração (Anexo II), histórico ou certificado (frente e verso do documento);
- Documento de identificação com foto. Aceitam-se como documentos válidos: Carteira Nacional de Habilitação (conforme a Lei nº 9.503/1997), carteira profissional emitida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, cédula de identidade para estrangeiros emitida por autoridade brasileira ou carteira de identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Ordens ou Conselhos (frente e verso do documento);
- CPF: cópia da frente do documento, caso não conste no documento de identidade;
- Número de Identificação Social (NIS/PIS), se houver;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovação de inscrição no CadÚnico e/ou comprovante de beneficiária ativa do Programa Bolsa Família, fornecido pelas secretarias municipais de Assistência Social.
A lista das selecionadas será disponibilizada no site do IFAC https://www.ifac.edu.br/



