- Da Redação – Vídeo: Circulação
A estátua do Marechal Thaumaturgo, fundador da cidade, monumento histórico inaugurado nas festividades do centenário de Cruzeiro do Sul, inicialmente implantado na Praça em frente a Catedral de Nossa Senhora e depois transferido para o espaço na Avenida Coronel Mâncio Lima sofreu mais um vandalismo. Antes a bandeira do Acre do mastro da estátua foi roubada.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento de vandalismo. Jovens que retornavam da festa carnavalesca, brincam na estátua e um deles se pendura na haste do mastro da bandeira que se quebra e em seguira ele cai. Em seguida, após o dano causado ao monumento o grupo foge, mas um deles que fez o vídeo o postou nas redes sociais.
Numa reação imediata, depois da circulação do vídeo, o coordenador da Fundação Elias Mansour (FEM) no Juruá, Cordolino Mota (Motinha), se manifestou mostrando sua indignação com o impensado ato de vandalismo praticado contra o monumento histórico do município. Motinha afirmou que registrará um boletim de ocorrência na delegacia de polícia para apuração das responsabilidades.
Um funcionário da FEM recolheu o pedaço da estátua que foi quebrado, que estava enfiado no chão nas proximidades, que será apresentado na delegacia como prova do vandalismo. Pelo vídeo postado será possível identificar os jovens que participaram do vandalismo, principalmente o que subiu no mastro causando mais um vandalismo na estátua do fundador da cidade.



